Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Saber Humano – Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, ISSN 2446-6298 almeja contribuir no desenvolvimento da investigação científica e tecnológica através da publicação de trabalhos que sejam classificados como artigos/resultados de pesquisas, revisão de literatura (estudo teórico), cases e ensaios nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais aplicadas, Tecnologia e Ciências Jurídicas e Ontopsicologia.

A Ontopsicologia analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Ela é a lógica do homem real, sadio, responsável e artífice positivo de bem estar e socialidade. É uma ciência que afirma a filosofia humanista da vida, que compreende a saúde psíquica, a tensão ao aperfeiçoamento, ao êxito, assim como os valores existenciais, o potencial positivo do homem e o seu grande futuro.

Por milênios o homem se questionou sobre a própria capacidade de conhecer o real. A Ontopsicologia é a ciência que fez descobertas simples sobre como se opera o conhecimento com reversibilidade, ela vai além da visão dualista cartesiana, inaugurando um novo paradigma em prol do desenvolvimento de uma ciência autenticamente humana, em prol do humano.

Uma ciência interdisciplinar, de base filosófica e sociológica, cujo curso estimula e desafia constantemente o aluno em campos que vão da filosofia às teorias do conhecimento, do conhecimento do ser humano (pessoa) à física quântica, da crise das ciências aos desafios da economia contemporânea, desenvolvendo instrumentos de análise e intervenção para o exercício crítico do conhecimento científico.

 

Políticas de Seção

Artigo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ontopsicologia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Direito

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Administração

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à apreciação da revista serão avaliados por dois avaliadores ad hoc, assegurando a "avaliação pelos pares cega". Havendo divergência de recomendação entre os avaliadores será designado um terceiro avaliador antes de ser formalizada a decisão editorial.

Os avaliadores são convidados pela Equipe Editorial, preferencialmente com título de doutor e com atuação acadêmica em diferentes instituições de caráter científico. Uma vez aceitando o convite passam a fazer parte da Equipe da revista como "Acessores Científicos/Avaliadores".

A relação dos Avaliadores Ativos consta no item SOBRE na parte superior da página de capa da revista, na seção "Equipe". Uma vez designado para apreciar um manuscrito submetido o Avaliador pode declarar-se indisponível para realizar a avaliação. Neste caso um novo avaliador será designado.

Uma vez aceitando a tarefa o Avaliador tem um prazo de até cinco semanas para concluir sua avaliação, devendo registrar seus comentários diretamente na página da revista, bem como a sua recomendação (Aceitar; Correçoes obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar).

Caso a decisão editorial indique a necessidade de reformulações e uma nova submissão o trabalho entra na segunda rodada de avaliação, a qual deverá ser feita, preferencialmente, pelos mesmos avaliadores participantes da primeira rodada.

 

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista Saber Humano é semestral e recebimento das submissões on-line é ininterrupto.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Saber Humanos oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

Latindex
Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Diadorim
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científias Brasileiras.
O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.