A natureza na physis em Hadot e na Ontopsicologia com Vidor

Autores

  • Claudiane Weber Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ECA.

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.171

Palavras-chave:

Filosofia da natureza. Forma. Vida. Ciência.

Resumo

Este trabalho visa apresentar o conceito da história da ideia de natureza, pelo enfoque da obra “O Véu de Ísis” de Pierre Hadot. Em contra partida, para essa análise, o conceito de natureza, em como é entendido na Ciência Ontopsicológica com Alécio Vidor[1]. Entende-se que a visão integral do ser humano não pode prescindir de uma visão da natureza, do qual é partícipe e constituinte. Talvez assim se possa resgatar à interioridade (sem, contudo, esquecer o mundo circundante) como princípio único do humano e do universo, em continuidade.


[1] Agradeço ao Prof. Alécio pela revisão crítica deste texto, embora algumas de suas palavras tenham sido conselhos para a vida, incluída a de pesquisadora que se inicia, e aplicáveis não somente ao texto.

Biografia do Autor

Claudiane Weber, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ECA.

Doutoranda em Ciência da Informação - USP. Pós-graduada em Psicologia, na Universidade Estatal de São Petersburgo, Russia.  Pós-graduada em Ontopsicologia - AMF. Mestre em Engenharia de Produção – UFSM. Trabalha com comunicação científica e a difusão do acesso livre à informação científica brasileira junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também compõe a Comissão para Implantação do Repositório Institucional e a Rede Cariniana Lockss de preservação digital. Assessora periódicos nacionais e internacionais na aplicação do Digital Object Identifier - DOI. Editora advisor (convidada) de base de dados de indexação científica . Professora e bibliotecária na AMF.

Referências

HADOT, Pierre. O Véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. rev. ampl. Recanto Maestro/RS: OntoEd, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. O Projeto Homem. 3.ed. Recanto Maestro/RS: OntoEd, 2011.

VIDOR, Alécio. A Constituição da Natureza Humana. In: VIDOR, Alécio; SEIBERT, Vicente A. (Org.). Natureza Humana e Educação. Frederico Westphalen: Ed. da Uri, 1998. p. 21-31.

VIDOR, Alécio. Filosofia Elementar. Curitiba: IESDE, 2009.

VIDOR, Alécio. Anotações de aula. Recanto Maestro, 2011.

VIDOR, Alécio. Orientações. Recanto Maestro: RS 2013a. Entrevista concedida a Claudiane Weber

VIDOR, Alécio. Orientação para elaboração de monografia. Recanto Maestro: RS 2013b. Entrevista concedida a Almir Francisco Foletto

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Weber, C. (2016). A natureza na physis em Hadot e na Ontopsicologia com Vidor. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 6(9), 7–20. https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.171

Edição

Seção

Ontopsicologia