Intelecto e Vontade<br>Intellect and Will

Autores

  • José Alfredo Nedel Filho

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.184

Palavras-chave:

Intelecto, vontade, consciência.

Resumo

O intelecto e a vontade são duas faculdades da alma humana. O intelecto tende a encontrar o ser, a verdade, e a vontade tende à felicidade, a beatitude do homem. Estes dois sistemas agem em conjunto na psique humana, mas para estudá-los se faz a divisão dentro da Filosofia. Estes dois sistemas quando os estudamos são perfeitos, porém a pergunta que fica: Por que o ser humano sofre? Não atinge a sua plenitude? A vontade deveria seguir as indicações do intelecto, mas na prática o Eu lógico-histórico segue as indicações e escolhas da consciência. O intelecto ou inteligência é uma faculdade que conhece e identifica as formas essenciais e causais de qualquer coisa ou evento. Nós não seguimos o intelecto, mas o que nós humanos conhecemos é um estado de consciência, que está lendo sempre o real em atraso, porque no mundo-da-vida primeiro ocorrem os fatos, as ações e depois a reflexão, que se forma na consciência. Esta reflexão é do fato que já ocorreu. A consciência humana, por como está estruturada não consegue determinar os eventos em vantagem do indivíduo, ela apenas os lê em reflexão dos fatos passados.

Referências

ARISTÓTELES. De Anima. Livros I, II e III. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2006.

AQUINO, Tomas. Suma Teológica. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1981.

MENEGHETTI, A. Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: OntoEd, 2008.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto do Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

VIDOR, A. Filosofia Pura: a atividade psíquica deve manter-se em nexo ontológico. Recanto do Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Nedel Filho, J. A. (2017). Intelecto e Vontade<br>Intellect and Will. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 145–156. https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.184