Educação marcial: a contribuição da escola de artes marciais no processo formativo do jovem protagonista responsável

Autores

  • Fernando Duarte Martins de Oliveira Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.283

Palavras-chave:

Pedagogia, Responsabilidade, Artes Marciais, Ontopsicologia.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a contribuição da escola de artes marciais como um ambiente capaz de formar cidadãos conscientes e cumpridores dos próprios deveres pessoais e sociais. Após uma breve análise sociológica sobre a condição existencial da juventude atual, faremos um aceno sobre a metodologia aplicada dentro da escola de arte marcial e como o processo pedagógico dessa metodologia atua na construção de um ambiente absolutamente propício ao desenvolvimento do jovem protagonista responsável. Após, relatamos dois casos particularmente interessantes, o primeiro sobre a formação protagonista de um jovem através da prática da arte marcial, e o seguinte sobre a recuperação da capacidade de construção de si mesmo, através de uma bela experiência de autodescoberta e auto realização por meio da responsabilização individual. Destacamos uma importante categoria teórico-empírica obtida com este estudo que evidenciará a positividade e a relevância dos resultados obtidos e relatados neste ensaio.

Referências

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2010.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

CAROTENUTO, M. A Paideia Ôntica: Dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Arte, Sonho e Sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

WAZLAWICK, P. Princípios Práticos de Uma Pedagogia Para o Adolescente. In: Fundação Antonio Meneghetti. Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura: Princípios Práticos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Oliveira, F. D. M. de. (2018). Educação marcial: a contribuição da escola de artes marciais no processo formativo do jovem protagonista responsável. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, (1), 29–40. https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.283