Implicações do medo no ato de decidir no contexto empresarial<BR>Implications of fear in the of deciding in a business context

Autores

  • Edna da Silva Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
  • Ana Maris Petry Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.42

Palavras-chave:

Medo. Decisão. Contexto empresarial.

Resumo

Percebe-se que o homem encontra enorme dificuldade para tomar decisões profissionais e pessoais, porém, essa dificuldade representa ainda maior complexidade no ambiente empresarial, onde os agentes precisam a todo instante tomar importantes decisões. Dentre os fatores subjetivos a interferir no momento de decisão encontra-se o medo, que pode muitas vezes afetar a capacidade de julgamento e percepção do homem. É por esse motivo que a presente pesquisa parte do seguinte problema: de que forma o fenômeno do medo influencia na tomada de decisão dos empresários, gestores e demais colaboradores? Para responder ao problema em questão serão utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa. A técnica de pesquisa utilizada é o questionário, aplicado em 38 participantes, entre empresários, gestores e colaboradores. O objetivo foi analisar a implicação do fenômeno do medo e sua influência na tomada de decisão por parte de empresários, gestores e demais colaboradores do contexto empresarial. A pesquisa empírica constatou que o medo é um fenômeno presente, sobretudo, nos momentos críticos, nas decisões que envolvem grandes riscos para o sujeito e para a empresa. Nesses momentos a percepção subjetiva do indivíduo se altera, o medo surge como interferência, podendo provocar o sujeito a protelar a decisão ou desistir com o argumento racional de que seria muito arriscado seguir em frente. A pesquisa traz que o medo pode se dissimular de argumentos racionalizados, e assim inconscientemente interferir na decisão do indivíduo. 

Biografia do Autor

Edna da Silva, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

empresária, Sócia Diretora da empresa TB Serviços Ltda./SP, pós-graduada em MBA O Empreendedor e a Cultura Humanista (AMF), MBA Agronegócios (AMF), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia.

Ana Maris Petry, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; consultora empresarial empresa Profilo (SP), psicóloga, professora convidada dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA e Especialização da Faculdade Antonio Meneghetti.

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Publicado

2013-03-23

Como Citar

Silva, E. da, & Petry, A. M. (2013). Implicações do medo no ato de decidir no contexto empresarial<BR>Implications of fear in the of deciding in a business context. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 92–112. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.42

Edição

Seção

Artigo