Avaliação do grau de maturidade dos processos de gestão de contratos de software e serviços de tecnologia da informação em empresas do Rio Grande do Sul<BR>Assessing the degree of maturity of the processes of contract management software and services for

Autores

  • Reges Antonio Bronzatti Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)
  • Noemi Boer Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.43

Palavras-chave:

Gestão de contratos. BPM. Gestão de processos. Maturidade de processos. Delegação.

Resumo

Dado o grande volume de contratos estabelecidos na área de tecnologia da informação (TI) em empresas brasileiras, a falta de mão de obra especializada para sua análise e a consequente ausência de processos claros de gestão e acompanhamento do seu ciclo de vida, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o grau de maturidade dos processos de gestão de contratos de TI e suas vulnerabilidades decorrentes. A metodologia caracteriza-se como um estudo transversal, de natureza descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram da pesquisa 46 organizações do Rio Grande do Sul, selecionadas entre as 200 maiores empresas do Estado. Para a coleta de dados foram utilizados questionários eletrônicos, com entrevistas complementares aos principais gestores de TI, realizadas pelo próprio pesquisador. Constataram-se situações de risco legal e econômico nas organizações pesquisadas em função do baixo nível de maturidade encontrado na gestão do ciclo de vida dos contratos de TI e erros de delegação nas empresas pesquisadas.

Biografia do Autor

Reges Antonio Bronzatti, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Empresário do Setor de TI, Sócio e Diretor Administrativo do Grupo Processor, Advogado, Mestre em Ciência da Computação, Ex-Presidente da ASSESPRO-RS e do CETI ( Conselho das Entidades de TI do RS), Diretor da FEDERASUL, Professor MBA Unisinos em Gestão de TI, Professor da Disciplina de Direito aplicado a Informática, Perito Judicial em ações relacionadas à Tecnologia da Informação. Pós-Graduado em MBA O Empreendedor e a Cultura Humanista da AMF.

Noemi Boer, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Bióloga, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), professora universitária (UNIFRA), professora convidada dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Faculdade Antonio Meneghetti.

Downloads

Publicado

2013-03-23

Como Citar

Bronzatti, R. A., & Boer, N. (2013). Avaliação do grau de maturidade dos processos de gestão de contratos de software e serviços de tecnologia da informação em empresas do Rio Grande do Sul<BR>Assessing the degree of maturity of the processes of contract management software and services for. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 113–126. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.43

Edição

Seção

Artigo