Variáveis que Influenciam Experiências de Consumo dos Clientes de uma Cooperativa<br>Variables Influencing Customers Consumer Experiences of a Cooperative

Autores

  • Tomás Trevisan Oliveira Faculdade Metodista de Santa Maria/FAMES.
  • Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Damiana Machado de Almeida Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Claudete Fogliato Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Sheila De Oliveira Goulart Universidade Federal de Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.149

Palavras-chave:

Consumidor, Experiência de Consumo, Satisfação.

Resumo

O artigo possui como tema as experiências de consumo vivenciadas pelos clientes de uma cooperativa da região central do estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam as experiências de consumo dessas pessoas em um supermercado agropecuário. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento adaptado de Ceribelli (2011), contento 25 questões, o qual foi aplicado em 50 indivíduos, sendo que estes escolhidos aleatoriamente. A análise dos dados foi dividida em três etapas: na primeira, caracterizou-se a empresa; na segunda, foi conhecido o perfil dos pesquisados e, por fim, foram identificados os atributos de satisfação dos consumidores e suas experiências de compras. Dentre as constatações do trabalho, destaca-se a identificação dos elementos das experiências de consumo do ponto de vista da satisfação do consumidor. Das vinte e cinco questões aplicadas, foram analisadas as cinco melhores avaliadas pelos pesquisados: segurança no setor, confiança no setor, cordialidade dos funcionários, atendimento de ótima qualidade e a alta qualidade dos produtos. As cinco piores avaliadas foram: localização do setor, preço dos produtos, fachada do setor, promoções e marcas diferentes de produtos. Conclui-se que, a identificação de uma série de elementos de consumo dos clientes, podem aumentar a satisfação no seguimento varejista agropecuário, de forma a orientar os gestores a focar em controle e melhoria permanente da organização.

Biografia do Autor

Tomás Trevisan Oliveira, Faculdade Metodista de Santa Maria/FAMES.

Bacharel em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria/FAMES.

Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Professor da FAMES e SOBRESP.

Damiana Machado de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e da Faculdade SOBRESP.

Claudete Fogliato Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Professor da FAMES e SOBRESP.

Sheila De Oliveira Goulart, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM e Professora da SOBRESP.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Oliveira, T. T., Ibdaiwi, T. K. R., Almeida, D. M. de, Ribeiro, C. F., & Goulart, S. D. O. (2016). Variáveis que Influenciam Experiências de Consumo dos Clientes de uma Cooperativa<br>Variables Influencing Customers Consumer Experiences of a Cooperative. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 6(9), 143–160. https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.149

Edição

Seção

Administração