O uso das redes sociais nas Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Ana Paula dos Santos Cardias Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria-RS.
  • Ezequiel Redin Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Unaí-MG. http://orcid.org/0000-0002-3750-8225

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.405

Palavras-chave:

Marketing digital, redes sociais, relacionamento, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Hodiernamente, devido à tecnologia da informação e comunicação proporcionar a aproximação virtual e manutenção de relacionamentos entre pessoas e organizações, empresas de todos os ramos, inclusive instituições de ensino, procuram estar presentes no ambiente virtual, por meio das redes sociais. Nesse sentido, o estudo verificou o comportamento de duas instituições de ensino superior gaúchas nas redes sociais. Para tanto, foi analisado os seguintes parâmetros de avaliação: frequência de postagens, conteúdo divulgado, interação com o público e propagação das publicações, de modo a identificar a influência que isso representa para a comunicação entre organização e público-alvo. Tomando por base a análise dos perfis oficiais das instituições nas redes sociais (Facebook e Instagram) e a utilização de instrumentos de pesquisa, conclui-se que o número de seguidores e o nível de interação representam variáveis independentes. A interação, por sua vez, depende de fatores como a proposta da rede social, tipos específicos de conteúdos, horários de postagens, mas, principalmente, da capacidade das instituições em estimular a cultura participativa dos usuários. A imagem de uma instituição em si está diretamente relacionada com a capacidade de comunicação com o seu público-alvo.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Cardias, Faculdade Metodista de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Bacharel em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria.

Ezequiel Redin, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Unaí-MG.

Tecnólogo em Agropecuária: Sistemas de Produção (UERGS) CREA RS 160488; Bacharel em Administração (ULBRA); Licenciatura plena para a Educação Profissional (UFSM); Especialista em Gestão Pública Municipal (UFSM); Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (UFSM); Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (UFSM); Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM); Mestre e Doutor em Extensão Rural (PPGExR/UFSM); Editor da Revista Extensão Rural; Membro da Academia Centro Serra de Letras; Tesoureiro da Associação Riograndense dos Tecnólogos (ARTECNOL). Foi Professor da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) entre 2015 a 2018, Coordenador do Curso de Administração (2016/2-2017/-1; 2018/1), Coordenador do Curso de Ciências Contábeis (2018/1) e Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Agronegócios da FAMES (2017-2018). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Unaí, MG.

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

Cardias, A. P. dos S., & Redin, E. (2019). O uso das redes sociais nas Instituições de Ensino Superior. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(15), 105–127. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.405

Edição

Seção

Educação