Tocar para Ser: A Ontopsicologia como fundamento da identidade da Orquestra Jovem Recanto Maestro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n17.450

Palavras-chave:

Ontopsicologia

Resumo

O mundo passa por transformações cada vez mais rápidas e de maior impacto. A sociedade procura a todo o momento ferramentas que possibilite solucionar seus grandes problemas. Neste trabalho se busca um passo em direção a essa necessidade, analisando a música como ferramenta para resolver o grande problema do homem: ele mesmo. A seguir se apresenta a forma como a Orquestra Jovem Recanto Maestro se especifica e se distingue. Descreve-se a missão e os valores do projeto segundo a Ontopsicologia. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e quantitativa para verificar se a percepção que as pessoas que compõem o contexto social da Orquestra Jovem Recanto Maestro é reversível à identidade do projeto. No final se chega a uma série de sugestões para o fortalecimento do projeto com base em sua identidade. 


Biografia do Autor

Michael Fragomeni Penna, Faculdade Antonio Meneghetti

  • Bacharel em Ontopsicologia (AMF);
  • Coordenador Pedagógico dos Projetos Educacionais e Culturais da da Fundação Antonio Meneghetti;
  • Regente e Professor da Orquestra Jovem Recanto Maestro;
  • Fundador da Toccare Conexão Musical;
  • Desenvolveu trabalhos como violista da Camerata Ontoarte, junto da qual e da soprano Carla Maffioletti, realizou em 2016, uma turnê por vários estados brasileiros e a gravação de um CD com obras do compositor Vagner Cunha sobre poemas do artista italiano Antonio Meneghetti. Junto à Camerata Ontoarte, em 2018, tocou como violista, na turnê de estreia da ópera O Quartrilho. Também vem atuando como violinista do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, participando em 2017, como grupo residente, do VI Festival de Música Barroca na cidade de Sucre-Bolívia.
  • Atuou como regente e professor de diversas orquestras jovens no Brasil e no exterior, destacando a atuação junto a Orquestra da Academia Nacional de Música “Man Cesped” (Cochabamba-Bolivia), Orquestra Jovem de Tarija (Tarija-Bolivia), IX Seminario Internacional Portuguesa (Acarigua – Venezuela), Canarinhos do Itapety (Mogi das Cruzes – São Paulo) e Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama – Ceará);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Michael Fragomeni Penna

Annalisa Cangelosi, Faculdade Antonio Meneghetti

  • Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma "Foro Italico", Itália);
  • Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil;
  • Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas.

Acesse o Lattes de Annalisa Cangelosi

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2007.

AMARAL, Fernando. Introdução à ciência de dados: mineração de dados e big data. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro, Restinga Sêca, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

CAROTENUTO, Margherita. Histórico sobre as teorias do conhecimento. São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editrice, 2009.

CARRARA, Cláudio. In: SYMPOSIUM INTERNACIONAL “PEDAGOGIA CONTEMPOR NEA: RESPONSABILIDADE E FORMAÇÃO DO JOVEM PARA A SOCIEDADE DO FUTURO. 2017. UNESCO. Paris. 1 vídeo (87 min).

CELIBIDACHE, Man will nichts – man läßt es entstehen. Direção: Jan Schmidt-Garre. 1992. 1 vídeo (100 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4nzHHzS9-Lk. Acesso em: 29 jun. 2020.

EL SISTEMA. Uma obra de 41 años en la palabra de um artista visionário. 2016. 1 vídeo (26 min). Publicado pelo canal El Sistema. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GvygLTLIpA. Acesso em: 29 jun. 2020.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 2016. https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/132/153. Acesso em: 26 jul. 2020.

GOMES, Carlos Alberto Faísca Fernandes. Discursos sobre a “Especificidade” do Ensino Artístico: A sua Representação Histórica nos Séculos XIX e XX. 2002. Tese (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/34811. Acesso em: 05 jul. 2020.

LOVATO, Gustavo. Aplicação da Mineração de Textos na Análise de Produções Textuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Universidade de Caxias do Sul. 2015. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1516/TCC%20Gustavo%20Lovato.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jun. 2020.

MENEGHETTI, Antonio. OntoArte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicológica Editrice, 2003.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre: Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre... Criatividade e sensibilidade estética. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.

ROCA, Juan Antonio Gallastegui. Fenomenologia de la música de Serguiu Celibidache y su influencia em la dirección de orquestra en España. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) – Faculdade de Letras e da Educação, Universidad de la Rioja, Espanha, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/tesis/121203.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.

STAUDT, Jorge Luiz Junior. Text Mining utilizando o Software R: um estudo de caso de uma biblioteca americana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Estatística) – Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149102/001004730.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Penna, M. F., & Cangelosi, A. (2020). Tocar para Ser: A Ontopsicologia como fundamento da identidade da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 10(17), 19–41. https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n17.450

Edição

Seção

Ontopsicologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.