Programação visual no ensino fundamental: o uso do Scratch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n14.397

Palavras-chave:

Scratch, programação de software, cultura digital, ambiente de autoria.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de um estudo de caso que envolve a programação visual no Ensino Fundamental a partir do uso do Scratch. Este estudo, desenvolvido no âmbito do curso de graduação em XXXXXXXXXXXXXX, teve por objetivo desenvolver conhecimentos básicos de Matemática de uma forma lúdica, aliando a programação de software às atividades de sala de aula. Os dados foram coletados a partir do uso do Scratch para o desenvolvimento de animações, jogos, histórias, etc. com crianças de 9 a 11 anos de uma escola municipal em São João do Polêsine/RS. Os resultados obtidos demonstram que a programação de software potencializou o estudo de sala de aula e a aprendizagem de conceitos de matemática; despertou a autonomia das crianças para estudos extraclasse com e sobre a tecnologia de informação e comunicação; entre outros.

Biografia do Autor

Ana Marli Bulegon, Antonio Meneghetti Faculdade – AMF, Restinga Seca-RS, Brasil

Doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito 6 CAPES), Mestrado em Ensino de Física (UNIFRA - 2006), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradima Ontopsicológico (AMF - 2014), Especialização em Ensino de Matemática (UNIFRA - 1988) e Graduação em Matemática com habilitação em Física e matemática (UNIFRA - 1986). 

Vanice Hentges, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF)

Possui mestrado em Educação (UNISC-2017), graduação em Pedagogia (UFN - 2005) e Sistemas de Informação (AMF - 2014).

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Bulegon, A. M., & Hentges, V. (2019). Programação visual no ensino fundamental: o uso do Scratch. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(14), 110–123. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n14.397

Edição

Seção

Educação