O pensamento de São Tomás de Aquino e Ontopsicologia: uma breve elucidação acerca do conceito de intelecto<br>thought of St. Thomas Aquinas and Ontopsychology: a brief elucidation on the concept of intellect
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v0n0.106Palavras-chave:
Intelecto, Tomás de Aquino, Ontopsicologia.Resumo
O intelecto é uma das faculdades da alma elucidadas pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. Porém, esse conceito não foi pensado exclusivamente pela Ontopsicologia, pois diversos autores já buscaram a compreensão filosófica de como o ser humano interage com aquilo que está a sua volta, bem como se forma o processo cognitivo. São Tomás de Aquino foi um filósofo muito estudado por Meneghetti e do qual se serviu para a construção da Teoria Ontopsicológica, remontando e desenvolvendo os conceitos de ‘intelecto possível’ e ‘intelecto agente’. O objetivo deste trabalho é verificar o desenvolvimento da elucidação desta faculdade da alma pela Ontopsicologia de acordo com uma pesquisa teórica em base aos textos de Tomás de Aquino e de Meneghetti. O que se verifica, nas obras de Meneghetti, e de Carotenuto é que Tomás de Aquino foi um grande pensador e por ter contato direto com a obra deste filósofo, o Professor Meneghetti muito se utilizou de alguns conceitos do Angelicvm, porém os desenvolveu de acordo com o critério de natureza do humano que é o Em Si ôntico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).