A busca pela eficiência no serviço público, através da lei de acesso à informação e as relações com o aprimoramento da gestão da informação<br>The search for efficiency in public service through Access to Information Act and relations with improvement of information management

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Alberto Assis Montenegro Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.137

Resumo

Diversos segmentos da sociedade têm cada vez mais reivindicado serviços públicos eficientes. Essa crescente busca tem criado novas filosofias de trabalho focadas na valorização da ética no serviço público, do diálogo público e da transparência das informações sob a guarda do Estado. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência de relações da busca pela eficiência no serviço público brasileiro e da criação da Lei de Acesso à Informação (LAI) com o aprimoramento da Gestão da Informação. Quanto ao método, os dados coletados são do tipo secundários, os quais provêm de fontes já pesquisadas e analisadas. Organizar informações, tornar seu acesso rápido e ágil, gerir a informação e conhecimento organizacionais, bem como estruturar a organização para o funcionamento da LAI são ações que a busca pela eficiência no serviço público têm de alguma forma provocado. Com base no estudo apresentado neste artigo, bem como através das análises e considerações feitas, pode-se concluir, que existe relação do aprimoramento da gestão da informação com a busca por serviços públicos eficientes e a criação da lei de acesso à informação.

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba, Coordenadora Pro tempore de Pedagogia EaD, Professora Pesquisadora I da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino superior, gestão, pedagogia e educação a distância.

Carlos Alberto Assis Montenegro Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes (UFPB-2015). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2008). É servidor público federal e exerce o cargo de Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Materiais, área na qual também possui, formação, Pós-Graduação Lato Sensu. Atualmente gerencia e desenvolve trabalhos relacionados à Implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) no âmbito do IFPB.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Vieira, M. das G., & Montenegro Junior, C. A. A. (2016). A busca pela eficiência no serviço público, através da lei de acesso à informação e as relações com o aprimoramento da gestão da informação<br>The search for efficiency in public service through Access to Information Act and relations with improvement of information management. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 6(8), 121–135. https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.137

Edição

Seção

Administração