Redes Interorganizacionais e as Organizações Individuais: Transposição da Cultura Coletiva para a Organizacional<br>Interorganizational Networks and the Individual Organizations: transferring the collective culture to the organizational
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.141Palavras-chave:
Redes Interorganizacionais. Cultura Interorganizacional. Valores Organizacionais.Resumo
As redes interorganizacionais se constituem pela união de diversas organizações com objetivos em comum, com elementos como estrutura, cultura e valores organizacionais. Este trabalho busca compreender as mudanças culturais e organizacionais pelas quais passam as organizações por participarem em redes interorganizacionais. O estudo de trata de uma pesquisa qualitativa, no qual foram realizadas entrevistas com empresários pertencentes à redes interorganizacionais como forma de obtenção de dados para realização empírica do estudo. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar adaptações realizadas pelas empresas (como na implementação de softwares de gestão), aprendizagem com rotinas práticas diárias e mudança no comportamento e crenças dos empresários. Ficou evidenciado também que as empresas associadas com mais tempo de envolvimento com a rede, principalmente na gestão, tinham mais facilidade de compreender a rede como uma extensão da organização, resultando em trocas culturais mais profundas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Andrieli Diniz Vizzoto, Breno Augusto Diniz Pereira, Leander Luiz Klein, Samuel Ferreira de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).
d. Leitores podem ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar ou disseminar o link do texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia ao autor ou editores, respeitando a licença CC BY 4.0.
