Redes Interorganizacionais e as Organizações Individuais: Transposição da Cultura Coletiva para a Organizacional<br>Interorganizational Networks and the Individual Organizations: transferring the collective culture to the organizational
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.141Palavras-chave:
Redes Interorganizacionais. Cultura Interorganizacional. Valores Organizacionais.Resumo
As redes interorganizacionais se constituem pela união de diversas organizações com objetivos em comum, com elementos como estrutura, cultura e valores organizacionais. Este trabalho busca compreender as mudanças culturais e organizacionais pelas quais passam as organizações por participarem em redes interorganizacionais. O estudo de trata de uma pesquisa qualitativa, no qual foram realizadas entrevistas com empresários pertencentes à redes interorganizacionais como forma de obtenção de dados para realização empírica do estudo. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar adaptações realizadas pelas empresas (como na implementação de softwares de gestão), aprendizagem com rotinas práticas diárias e mudança no comportamento e crenças dos empresários. Ficou evidenciado também que as empresas associadas com mais tempo de envolvimento com a rede, principalmente na gestão, tinham mais facilidade de compreender a rede como uma extensão da organização, resultando em trocas culturais mais profundas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).