Formação e trabalho do professor de formação pedagógica da educação profissional e tecnológica <br>Training and work of the teachers of the pedagogical training of professional and technological education

Autores

  • Vanessa Piedade Gontijo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Stela MariaFernandes Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.142

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso sobre o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, ofertado por uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica localizada na cidade de Belo Horizonte. Seu objetivo foi investigar a formação/profissionalização, o trabalho e as condições salariais vivenciadas pelo corpo de professores que ministram aulas no referido Programa. Como técnica para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, acompanhada por questionário estruturado. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores: possuem elevado nível de formação acadêmica; estão, em sua maioria, satisfeitos quanto à questão salarial; possuem autonomia na prática docente e boa convivência no ambiente organizacional. Observamos que há satisfação no exercício da profissão, elemento importante e necessário para o “fazer” docente.

Biografia do Autor

Vanessa Piedade Gontijo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Adjunta e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Gontijo, V. P., & Marques, S. M. (2016). Formação e trabalho do professor de formação pedagógica da educação profissional e tecnológica <br>Training and work of the teachers of the pedagogical training of professional and technological education. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 6(8), 160–174. https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.142

Edição

Seção

Educação