Variáveis que Influenciam Experiências de Consumo dos Clientes de uma Cooperativa
Variables Influencing Customers Consumer Experiences of a Cooperative

Tomás Trevisan Oliveira, Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi, Damiana Machado de Almeida, Claudete Fogliato Ribeiro, Sheila De Oliveira Goulart

Resumo


O artigo possui como tema as experiências de consumo vivenciadas pelos clientes de uma cooperativa da região central do estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam as experiências de consumo dessas pessoas em um supermercado agropecuário. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento adaptado de Ceribelli (2011), contento 25 questões, o qual foi aplicado em 50 indivíduos, sendo que estes escolhidos aleatoriamente. A análise dos dados foi dividida em três etapas: na primeira, caracterizou-se a empresa; na segunda, foi conhecido o perfil dos pesquisados e, por fim, foram identificados os atributos de satisfação dos consumidores e suas experiências de compras. Dentre as constatações do trabalho, destaca-se a identificação dos elementos das experiências de consumo do ponto de vista da satisfação do consumidor. Das vinte e cinco questões aplicadas, foram analisadas as cinco melhores avaliadas pelos pesquisados: segurança no setor, confiança no setor, cordialidade dos funcionários, atendimento de ótima qualidade e a alta qualidade dos produtos. As cinco piores avaliadas foram: localização do setor, preço dos produtos, fachada do setor, promoções e marcas diferentes de produtos. Conclui-se que, a identificação de uma série de elementos de consumo dos clientes, podem aumentar a satisfação no seguimento varejista agropecuário, de forma a orientar os gestores a focar em controle e melhoria permanente da organização.


Palavras-chave


Consumidor, Experiência de Consumo, Satisfação.

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DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.149

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