Estratégia empresarial: planejamento e implementação
Corporate strategy: planning and implementation

Maria Alice Schuch, Vera Lúcia Rodegheri

Resumo


A  pesquisa  tem  como  objetivo  investigar  a  visão  de  empresários  sobre  a  implementação do planejamento estratégico, sendo este um constante desafio na realidade das  organizações. Por meio do estudo etimológico e linguístico da palavra “estratégia” e de alguns  teóricos da área, analisa se os principais modelos utilizados em sua elaboração e práxis nas  empresas.  Este  trabalho  traz  indicativos  sobre  os  principais  problemas  decorrentes  da  implementação dessa estratégia, que, conforme a literatura e a prática de empresários impedem  a  consecução  dos objetivos. A  coleta  de  dados ocorreu  por  meio  de  entrevistas  com cinco  empresários que adotaram esta ferramenta de gestão a partir da metodologia FOIL. Conclui o  estudo que a metodologia FOIL seria uma proposta a ser considerada para que seja possível  atingir um maior sucesso na execução do planejamento estratégico.

Palavras-chave


estratégia; planejamento; implementação; líder; sucesso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.