Estratégia empresarial: planejamento e implementação <BR>Corporate strategy: planning and implementation
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.15Palavras-chave:
estratégia, planejamento, implementação, líder, sucesso.Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar a visão de empresários sobre a implementação do planejamento estratégico, sendo este um constante desafio na realidade das organizações. Por meio do estudo etimológico e linguístico da palavra “estratégia” e de alguns teóricos da área, analisa se os principais modelos utilizados em sua elaboração e práxis nas empresas. Este trabalho traz indicativos sobre os principais problemas decorrentes da implementação dessa estratégia, que, conforme a literatura e a prática de empresários impedem a consecução dos objetivos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com cinco empresários que adotaram esta ferramenta de gestão a partir da metodologia FOIL. Conclui o estudo que a metodologia FOIL seria uma proposta a ser considerada para que seja possível atingir um maior sucesso na execução do planejamento estratégico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).