O Fator Institucional pode Afetar Valores e Comportamentos segundo a lógica Mercantilista e a Dinâmica Organizacional? Um estudo realizado sobre o Ensino Superior Privado em Administração<br>The institutional factor can affect values and behaviors according to the mercantilist logic and organizational dynamics? A study on the private higher education in management
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.152Palavras-chave:
Ensino Superior Privado, Institucionalização, Mercantilização e Dinâmica OrganizacionalResumo
As mudanças organizacionais vêm intrigando institucionalistas e gerando a necessidade pela busca do entendimento aos desafios enfrentados pelo mundo dos negócios. É neste sentido, que, frente a um mercado cada vez mais competitivo e em constante crescimento, surge a necessidade das universidades privadas buscarem aprimorar seus métodos de ensino, bem como, se adequarem as exigências voltadas aos seus clientes e ao mercado. O método possui caráter quantitativo exploratório. O estudo foi aplicado com 216 alunos do curso de Administração, em duas universidades privadas, localizadas no interior do Rio Grande do Sul. Partindo-se do ponto vista, de que organizações possuem uma cultura própria, na qual as mantém ativas dentro do contexto mercadológico, buscou-se responder o questionamento: Os valores, os princípios, a qualidade e as normas defendidas pelas instituições de ensino superior são condizentes com as expectativas dos discentes? Como objetivo geral, buscou-se identificar o posicionamento e a visão dos alunos frente a sua instituição de ensino, e com isto, averiguar de forma prática no que interfere os fatores institucionais. Como resultados, foi possível diagnosticar que Instituições de Ensino Superior Privado, usufruem de diversos fatores como valores, princípios, qualidade e as normas/padrões de conduta sobre seus negócios, onde o fator institucional se torna aparente, além de ser percebida como uma estratégia competitiva de mercado.
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