Ambientes confortáveis e humanizados <BR>Comfortable environments and humanized
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.16Palavras-chave:
arquitetura, conforto, estética.Resumo
Esse trabalho é um estudo prático sobre conforto e funcionalidade de ambientes. Seus principais objetivos são: apresentar um panorama de como são desenvolvidos os projetos da maioria dos apartamentos em Jaraguá do Sul SC; resgatar os conceitos necessários para o desenvolvimento de projetos funcionais, estéticos e com ambientes confortáveis; desenvolver um projeto de um edifício de apartamentos com ambientes funcionais, confortáveis e estéticos; avaliá lo e compará lo com um projeto convencional. No estudo dos conceitos e princípios necessários para o desenvolvimento do projeto foi confirmada a necessidade de ordenar os espaços em referência ao homem e às suas necessidades. Com base no princípio de estética observado por Meneghetti e na lógica de funcionalidade exposta por Neufert, buscou se desenvolver um projeto no mesmo terreno onde já havia sido implantado um edifício concebido sem atenção a esses princípios. A análise buscou desenvolver um projeto funcional e confortável, obteve se um melhor aproveitamento do terreno, uma melhor relação custo/benefício e maior lucro e principalmente, um melhor ambiente, mais confortável e funcional aos clientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).