Ambientes confortáveis e humanizados
Comfortable environments and humanized

Luiz Henrique Girardi, Estela Maris Giordani

Resumo


Esse  trabalho  é  um  estudo  prático  sobre  conforto  e  funcionalidade  de  ambientes.  Seus  principais  objetivos  são:  apresentar  um  panorama  de  como  são  desenvolvidos os projetos da maioria dos apartamentos em Jaraguá do Sul SC; resgatar  os conceitos necessários para o desenvolvimento de projetos funcionais, estéticos e com  ambientes confortáveis; desenvolver um projeto de um edifício de apartamentos com  ambientes funcionais, confortáveis e estéticos; avaliá lo e compará lo com um projeto  convencional. No estudo dos conceitos e princípios necessários para o desenvolvimento  do projeto foi confirmada a necessidade de ordenar os espaços em referência ao homem  e às suas necessidades. Com base no princípio de estética observado por Meneghetti e  na lógica de funcionalidade exposta por Neufert, buscou se desenvolver um projeto no  mesmo terreno onde já havia sido implantado um edifício concebido sem atenção a  esses  princípios.  A  análise  buscou  desenvolver  um  projeto  funcional  e  confortável,  obteve se um melhor aproveitamento do terreno, uma melhor relação custo/benefício e  maior lucro e principalmente, um melhor ambiente, mais confortável e funcional aos  clientes.

Palavras-chave


arquitetura; conforto; estética.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.16

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.