Alimentação e Percepção<br>Feeding and Perception
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.183Palavras-chave:
alimentação, Ontopsicologia, critério.Resumo
A alimentação é uma necessidade ínsita a qualquer ser humano, pois o seu devir existencial no âmbito matérico necessita de um combustível para funcionar que é fornecido pelo alimento. Antes de analisar alguns aspectos da alimentação é importante verificar como a individuação humana percebe o mundo ao seu redor, pois tudo o que existe sempre se reporta ao conceito de informação. Somos informados e informamos o tempo todo, fazendo relação constante com o que está a nossa volta. Atualmente verifica-se um grande apelo midiático no que concerne à alimentação, direcionando aquilo que é saudável ou não para o sujeito e por sua vez o indivíduo segue essas orientações sem verificar por si mesmo se aquela determinada refeição é positiva ou negativa para o seu organismo. O Acc. Prof. Antonio Meneghetti, por meio da Ciência Ontopsicológica, também abordou a alimentação como um dos pontos fundamentais para a individuação humana, entendendo a informação base do próprio organismo para que após possa ser evidenciada a informação que cada alimento traz ínsito em si e assim dar uma dimensão positiva em âmbito biológico e metafísico ao ato de comer.
Referências
ARTUSI, P. L’arte di margiar bene. Manuale pratico per le famiglie. Milano: Antonio Vallardi Editore, 2009.
CLAYTON, D. J. Como ser saudável sem ser um chato! Uma dieta para pessoas como você. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FERNÁNDES-ARMESTO. Comida uma história. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010a.
MENEGHETTI, A. A cozinha viva. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010b.
MENEGHETTI, A. Ontologia da percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. O monitor de deflexão na psique humana. 5. ed. Recanto, Maestro: Ontopisicologica Editrice, 2005.
SAVARIN, B. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lilian Werner Philippi da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).
d. Leitores podem ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar ou disseminar o link do texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia ao autor ou editores, respeitando a licença CC BY 4.0.
