Residence de Autenticação: relação entre conceituação e exercício do autossustento em jovens<BR>Residence of authentication: the relationship between concept and self-sustaining exercise in young

Autores

  • Ana Paula Mariano Pregadier Antônio Meneghetti Faculdade
  • Josiane Beatriz Piccin Barbieri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.19

Palavras-chave:

residence de autenticação, autossustento, jovem.

Resumo

Este trabalho é o produto de uma pesquisa realizada com jovens abordando o  tema autossustento. Teve como objetivo identificar a relação entre a compreensão dos  jovens sobre o autossustento e a suas atitudes práticas entre aqueles que participam do  Residence de Autenticação e aqueles que nunca tiveram esta vivência. O problema de  pesquisa  centrou se  na  investigação  do  Residence  de  Autenticação  como  elemento  facilitador e funcional, para o jovem, na conquista do autossustento. O Residence de  Autenticação é um instrumento de intervenção da Escola Ontopsicológica, que consiste  em  um  estágio  full immersion,  dirigido  a  grupos  com  diversificados  interesses,  de  duração  de  três  a  sete  dias,  período  no  qual  é  realizada  uma  revisão  crítica  da  consciência  dos  participantes.  É  composto  por  atividades  práticas  (visam  evitar  a  dissociação entre fazer e pensar), metanoia interior (ação de reconduzir o sujeito a sua  intencionalidade de natureza) e formação intelectual (dá uma base concreta e racional à  ação do Residence). A pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, foi realizada nos  meses  de  março  e  abril  do  ano  de  2009,  com  82  jovens.  Destes,  41  já  haviam  participado  do  Residence  de  Autenticação  (G1)  e  41  que  nunca  participaram  e  não  conheciam tal instrumento de intervenção (G2). A coleta de dados foi realizada em duas  etapas:  a)  questionário  constituído  por  39  questões  objetivas  e  quatro  questões  discursivas  –  aplicado  a  todos  os  pesquisados;  b)  questionário  constituído  por  nove  questões  objetivas  e  uma  discursiva  –  aplicado  apenas  aos  jovens  que  já  haviam  participado do Residence de Autenticação. Os dados demonstraram que, para ambos os  grupos, o conceito de autossustento é o mesmo: “Ter independência, pagar todas as suas  contas e ter liberdade”. No G1 observou se coerência entre o conceito expresso e as  atitudes  dos  jovens,  ou  seja,  os  mesmos  68%  pesquisados  que  afirmaram  se  autossustentar, arcavam com todos os seus custos. Já, no G2, verificou se incoerência  entre  o  conceito  expresso  e  as  atitudes,  pois  76%  afirmaram  se  autossustentar,  mas  apenas 43% arcavam com todos seus custos. Sendo o Residence de Autenticação um  instrumento que influencia positivamente na formação de jovens, é pertinente afirmar,  com base nos resultados obtidos através desta pesquisa, que o seu uso, aliado à tomada  de  consciência  do  jovem  sobre  sua  responsabilidade  pessoal  e  social,  favorece  a  conquista do autossustento.

Biografia do Autor

Ana Paula Mariano Pregadier, Antônio Meneghetti Faculdade

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande, Furg. Atualmente, atuando como assistente voluntário de editor da Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental - REMEA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, trabalhando principalmente com o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS/SEER). Bibliotecária na Biblioteca Humanitas, Antôno Meneghetti Faculdade.

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Publicado

2011-03-20

Como Citar

Pregadier, A. P. M., & Barbieri, J. B. P. (2011). Residence de Autenticação: relação entre conceituação e exercício do autossustento em jovens<BR>Residence of authentication: the relationship between concept and self-sustaining exercise in young. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 105–113. https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.19

Edição

Seção

Artigo