A empresa, a formação de jovens e a Ontopsicologia
The company, the training of young people and Ontopsychology

Rosângela Alves Nabarros

Resumo


Para vencer os desafios do cotidiano as empresas necessitam de pessoas mais preparadas. Os jovens iniciantes são treinados na parte operacional, mas constata-se a imprescindibilidade de um desenvolvimento pessoal. É preciso obter um método informal com aplicabilidade imediata que possa ser desenvolvido no ambiente da empresa. O objetivo é conscientizar cada jovem de suas responsabilidades em relação a si mesmo, à empresa e à sociedade. Os princípios da Pedagogia Ontopsicológica, que são fundamentados na responsabilidade, no ser, saber e fazer, sob a ótica da autora, poderiam dar uma formação integral, informal e imediata para jovens nas empresas. A aplicação destes princípios como formação de jovens nas empresas deverá resultar em uma mudança de comportamento no jovem, que, por desenvolver o autoconhecimento, fará escolhas mais promissoras em todos os setores da vida, através de ações que resultam na autorrealização, criando uma circularidade entre o ser, saber e fazer. Esta mudança de comportamento deverá ultrapassar os limites da empresa, refletindo na sociedade.

Palavras-chave


empresa; formação de jovens; Ontopsicologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ABO. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora, 2015.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Vol. 1. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2015.

GIORDANI, E. M. Pedagogia Ontopsicológica: a formação integral da pessoa protagonista responsável, p. 217-251.

LORENZO, C. A força centrada dos jovens no seu projeto de vida, 2008, p. 68-69.

MENEGHETTI, A. A psicologia do líder. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. A crise das democracias contemporâneas. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2007.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. O Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

NOVA ONTOPSICOLOGIA 35 anos. Dossiê: uma viagem de sucesso. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, ano XXV, n. 2-2007/1-2008, mar. 2008.

ROMANA F. Qual será a pedagogia para o futuro líder. UNESCO, Paris, 2008. p. 12-15.

SILVA, L. W. P. da. Considerações sobre a aplicação da pedagogia ontopsicológica a jovens: um relato de experiências, 2014. Monografia apresentada para obtenção do título de especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, Faculdade Antonio Meneghetti – AMF.

SPANHOL, C. Avaliação da mudança de estilo de vida dos jovens. Trabalho de conclusão de curso MBA Business Intuition “O Empreendedor e a Cultura Humanista”, Faculdade Antonio Meneghetti, Restinga Seca/ Recanto Maestro, 2011.

ZOPPOLATO, A., BERNABEI, P. Dossiê Antonio Meneghetti – Uma Viagem de Sucesso. Nova Ontopsicologia 35 anos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2008, p. 14-18 – As três descobertas.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.191

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.