Vida Ativa: A prática de um instrumento musical como ferramenta de transformação no uso do tempo livre em alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro
Active Life: The practice of a musical instrument as a tool of transformation in the use of free time in students of the Orchestra Jovem Recanto Maestro

Michael Fragomeni Penna

Resumo


O presente trabalho, além de ser um exercício de iniciação científica proposto pelo Bacharelado em Ontopsicologia, é importante para conhecer, através dos relatos dos alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, como a prática de um instrumento musical no contexto de uma orquestra contribui para a aquisição de hábitos construtivos nas atividades diárias de crianças e jovens. Também possibilita a verificação de quais hábitos a prática musical desenvolve, e, a funcionalidade e utilidade dos mesmos na vida desse aluno. Além disso, possibilita uma aproximação da Orquestra Jovem Recanto Maestro com a Pedagogia Ontopsicológica aplicada pela Faculdade Antonio Meneghetti e outras instituições modelo e referência na excelência de formar pessoas.

Palavras-chave


vida ativa; Humanismo; Orquestra Jovem Recanto Maestro; transformação social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

CAROTENUTO, M. A Paideia Ôntica: dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MARÇAL, J. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED, 2009.

MENEGHETTI, A. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MIRANDA, C. Valores Humanistas na Publicidade Direcionada ao Público Jovem a Partir dos Conceitos da Ontopsicologia. Tese de Especialização em Ontopsicologia Social, defendida em junho de 2012 na Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.195

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.