Estudo exploratório sobre a aplicação da intuição no processo de vendas
Exploratory study on the application of intuition in the process of selling
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os meses de maio e junho de 2009 com profissionais envolvidos diretamente em processos de vendas. O objetivo da pesquisa foi verificar se vendedores de bom desempenho consideravam se intuitivos, se usavam essa intuição durante o processo de vendas, e se, o que eles classificavam como intuição, era coerente com os conceitos sobre intuição estudados nesta pesquisa. A revisão bibliográfica perpassa obras na área de Marketing e Vendas analisando essas funções sob ótica humanista. Em seguida são revisados alguns estudos sobre o ser humano, especialmente no tema da intuição, buscando os principais fatos históricos dessa construção de conhecimento em autores como Sigmund Freud, Carl Jung entre outros, realizando um comparativo entre as teorias desenvolvidas durante os séculos XVIII e XX, categorizadas nesse texto como teorias clássicas, e os estudos mais recentes cujo principal autor é Antônio Meneghetti. E por fim, o confronto dos conteúdos bibliográficos com os resultados da pesquisa realizada, propondo uma reflexão sobre o tema da intuição de modo científico.
Palavras-chave
intuição; vendas; marketing; inconsciente.
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PDFDOI: https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.20
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