Estudo exploratório sobre a aplicação da intuição no processo de vendas
Exploratory study on the application of intuition in the process of selling

Joana de Jesus, Adriane Maria Moro Mendes

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os  meses de maio e junho de 2009 com profissionais envolvidos diretamente em processos  de  vendas.  O  objetivo  da  pesquisa  foi  verificar  se  vendedores  de  bom  desempenho  consideravam se intuitivos, se usavam essa intuição durante o processo de vendas, e se,  o que eles classificavam como intuição, era coerente com os conceitos sobre intuição  estudados nesta pesquisa. A revisão bibliográfica perpassa obras na área de Marketing e  Vendas analisando essas funções sob ótica humanista. Em seguida são revisados alguns  estudos sobre o ser humano, especialmente no tema da intuição, buscando os principais  fatos históricos dessa construção de conhecimento em autores como Sigmund Freud,  Carl  Jung  entre  outros,  realizando  um  comparativo  entre  as  teorias  desenvolvidas  durante os séculos XVIII e XX, categorizadas nesse texto como teorias clássicas, e os  estudos mais recentes cujo principal autor é Antônio Meneghetti. E por fim, o confronto  dos conteúdos bibliográficos com os resultados da pesquisa realizada, propondo uma  reflexão sobre o tema da intuição de modo científico.

Palavras-chave


intuição; vendas; marketing; inconsciente.

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DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2011v1n1.20

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