Marketing esportivo: Um estudo de caso em uma equipe de futsal

Lucas Cancian Cancian Pedroso, Fabrise de Oliveira Müller, Yasmim Muraro Muraro Ragagnin

Resumo


O presente trabalho tem a finalidade de identificar as estratégias de marketing que propiciam visibilidade a um time de Futsal no Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado na Assoeva Futsal da cidade de Venâncio Aires. A pesquisa abordou os conceitos referentes ao marketing, os 4Ps, buscando mostrar a relação entre essas definições e as estratégias de marketing que o clube utiliza. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que as estratégias do Clube mais efetivas promoções para os jogos (descontos em ingressos antecipados), promoções em datas especiais. A divulgação em mídia espontânea da imprensa local ajuda a melhorar a visibilidade tanto da Assoeva quanto do esporte Futsal.


Palavras-chave


Futsal; Marketing; Estratégias de Marketing; 4 P´s; Assoeva

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DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.215

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