Finanças comportamentais de estudantes universitários: uma análise multivariada
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.229Palavras-chave:
Dinheiro, Finanças Comportamentais, Estudantes.Resumo
O dinheiro é um conceito estudado por diferentes áreas da ciência e está relacionado à vida cotidiana das pessoas. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar os fatores que representam o significado do dinheiro para jovens, que se mudaram para a cidade de Santa Maria/RS, em virtude da oportunidade de estudar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e assim se encontram em maior contato com as finanças pessoais, devido à distância de seus familiares. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra foi não probabilística por conveniência, sendo composta por 499 estudantes de graduação de diversos cursos. Como instrumento para coleta dos dados, foi utilizada a Escala de Significado do dinheiro de Schwartz (1992), adaptada por Moreira (2000). A fim de identificar os fatores que representam o significado do dinheiro, foi realizada uma análise fatorial exploratória. Esta técnica multivariada permitiu expressar, o conjunto inicial de 82 variáveis, em apenas 10 fatores, compostos por 48 questões que permaneceram na análise. Os dois fatores mais relevantes, denominados de Conflito e de Poder, compreenderam variáveis que abordam questões relacionadas aos problemas que o dinheiro pode causar, como desavenças, desarmonia, traições e frustrações, bem como ao poder e privilégio social associado a posse do dinheiro como, por exemplo, a ascensão social que este permite, a autoridade, a dominação e o prestígio. Em suma, acredita-se que o dinheiro possui significados que vão muito além de sua função principal, que seria a função de troca.
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