Gestão de custos em uma cozinha industrial de uma cooperativa da região oeste do Paraná

Gabriela Chiele Joner, Juliane de Freitas Battisti, Reginaldo Borges, Jovani Patias

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar custos envolvidos na produção dos cardápios em uma cozinha industrial de uma cooperativa da região oeste do Paraná. Utilizou-se o método de custeio por absorção para identificação dos custos unitários de cada cardápio, pois este abrange maiores quantidades de elementos. O levantamento dos custos foi realizado através das informações de relatórios de controle da empresa e principalmente do acompanhamento do processo de produção dos cardápios. Através dos dados obtidos, identificou-se o custo unitário de cada cardápio e a disparidade entre eles, principalmente, entre o custo do cardápio 10, mais barato, e do cardápio 11, mais caro, sendo uma diferença de R$4,62 (quatro reais e sessenta e dois centavos) por refeição. Com a análise da composição e os custos dos cardápios, sugeriu-se 04 (quatro) cardápios considerados como mais econômicos para a empresa. Através deste estudo, a empresa poderá utilizarse desses dados para a tomada de decisões relacionadas à alimentação dos funcionários, além de comparar quais fatores podem ser melhorados para que se consiga uma redução significativa nos custos com alimentação, refletindo em uma maior eficiência nos seus processos.


Palavras-chave


Custos; Cozinha Industrial; Custeio por Absorção

Texto completo:

PDF

Referências


RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J. Administração da Produção e Operações. 2º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

VILANOVA, J. DE A.; RIBEIRO, C.F. Importância da gestão da produção e gerenciamento de custos em uma indústria alimentícia. Instituto Brasileiro de profissionais de Supply Chain. Artigo 301. Fevereiro, 2011.

CREPALDI, Sílvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BACKER, M.; JACOBSEN, L. E. Contabilidade de custos: um enfoque para administração de empresas. São Paulo: MacGraw-Will do Brasil, 1974.

CALLADO, Aldo L. C. Gestão de custos: apresentação de um modelo quantitativo sobre custos indiretos de produção. Biblioteca online SEBRAE, janeiro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2013

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 7 ed. São Paulo: atlas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.231

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.