A reinserção positiva de imigrantes refugiados sob o prisma das Nações Unidas com o aporte da Ciência Ontopsicológica: o desenvolvimento de uma oficina de integração social de imigrantes voltada ao público jovem

Daiane Dutra Rieder

Resumo


O presente trabalho tece uma pesquisa no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas, compreendido como tradução do real sentido de sustentabilidade. Neste escopo, aqui, serão relatadas experiências pertinentes à reinserção positiva de imigrantes e refugiados sobre o prisma das Nações Unidas e da Ciência Ontopsicológica, buscando-se ter como abrangência principal os Objetivos (ODS) 10 e 16 que dispõem, respectivamente, sobre: “Redução das desigualdades” e “Paz, justiça e instituições fortes”.

Dentre os 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030, foram escolhidos esses dois tópicos a serem relatados, devido sua contingência perante a real situação em que se encontram migrantes e refugiados internacionais como suscetíveis emblemas do corpo social. Tal temática norteia o contexto da vida que lhes é sucedida, bem como propõe soluções afins para os ditames da humanidade. Nesse âmbito, explanar-se-á o respaldo da situação “migrante” como sujeito de direitos e vítima do social, de modo a emergir a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como meio a proporcionar a sua reinserção positiva no local em que se aderem de maneira humanista.


Palavras-chave


Sociedade, Imigrantes, Refugiados, ONU.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMS, Paul. Violência sexual, exploração e morte: o drama de mulheres e menores em rota de refugiados. Disponível em: (Acesso em: 03 de junho de 2017).

BRASIL, Nações Unidas. Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Disponível em: (Acesso em: 30 de maio de 2017).

BRASIL, Unicef. Uma jornada mortal para as crianças: a rota de migração do norte da África para a Europa. Disponível em: (Acesso em: 07 de junho de 2017).

CORREIA, Adelmo. Os refugiados no Direito Internacional: o princípio da não-devolução. Disponível em: (Acesso em: 15 de junho de 2017).

GALILEO, Fundación. O ACNUR no Brasil. Disponível em: (Acesso em: 29 de maio de 2017).

INTERNATIONAL, Anistia. Sete perguntas sobre os refugiados e migrantes que estão morrendo no Mediterrâneo. Disponível em: < https://anistia.org.br/sete-perguntas-sobre-os-refugiados-e-migrantes-que-estao-morrendo-mediterraneo/> (Acesso em: 03 de junho de 2017).

JUSTO, António da Cunha Duarte. Juízes preparam refugiados para o estado de direito. Disponível em: (Acesso em: 10 de junho de 2017).

KIM, Rosana de Souza. O direito internacional dos refugiados. Disponível em: (Acesso em: 13 de junho de 2017).

MENEGHETTI, Antonio. Do humanismo histórico ao humanismo perene; Tradução: Ontopsicológica Editora Universitária, 2a edição. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

ODS: Estratégias das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: (Acesso em: 29 de maio de 2017).

ODS: Estratégias das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: Acesso em: 29 de maio de 2017.

PITA, Agni Castro. Direitos Humanos e Asilo. In: MILESE, Rosita. (org.) Refugiados: Realidade e Perspectivas. São Paulo: Loyola/IMDG/CSEM, 2003.

SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução: Heloísa Matias e Maria Alice Máximo, 22a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

WELLE, Deutsche. Refugiados e violência. Disponível em: (Acesso em: 10 de junho de 2017).




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.238

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.