A reinserção positiva de imigrantes refugiados sob o prisma das Nações Unidas com o aporte da Ciência Ontopsicológica: o desenvolvimento de uma oficina de integração social de imigrantes voltada ao público jovem
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.238Palavras-chave:
Sociedade, Imigrantes, Refugiados, ONU.Resumo
O presente trabalho tece uma pesquisa no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas, compreendido como tradução do real sentido de sustentabilidade. Neste escopo, aqui, serão relatadas experiências pertinentes à reinserção positiva de imigrantes e refugiados sobre o prisma das Nações Unidas e da Ciência Ontopsicológica, buscando-se ter como abrangência principal os Objetivos (ODS) 10 e 16 que dispõem, respectivamente, sobre: “Redução das desigualdades” e “Paz, justiça e instituições fortes”.
Dentre os 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030, foram escolhidos esses dois tópicos a serem relatados, devido sua contingência perante a real situação em que se encontram migrantes e refugiados internacionais como suscetíveis emblemas do corpo social. Tal temática norteia o contexto da vida que lhes é sucedida, bem como propõe soluções afins para os ditames da humanidade. Nesse âmbito, explanar-se-á o respaldo da situação “migrante” como sujeito de direitos e vítima do social, de modo a emergir a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como meio a proporcionar a sua reinserção positiva no local em que se aderem de maneira humanista.
Referências
ADAMS, Paul. Violência sexual, exploração e morte: o drama de mulheres e menores em rota de refugiados. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39113770> (Acesso em: 03 de junho de 2017).
BRASIL, Nações Unidas. Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/> (Acesso em: 30 de maio de 2017).
BRASIL, Unicef. Uma jornada mortal para as crianças: a rota de migração do norte da África para a Europa. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/media_35674.html> (Acesso em: 07 de junho de 2017).
CORREIA, Adelmo. Os refugiados no Direito Internacional: o princípio da não-devolução. Disponível em: <https://adelmocorreia.jusbrasil.com.br/artigos/337514082/os-refugiados-no-direito-internacional-o-principio-da-nao-devolucao> (Acesso em: 15 de junho de 2017).
GALILEO, Fundación. O ACNUR no Brasil. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/informacao-geral/o-acnur-no-brasil/> (Acesso em: 29 de maio de 2017).
INTERNATIONAL, Anistia. Sete perguntas sobre os refugiados e migrantes que estão morrendo no Mediterrâneo. Disponível em: < https://anistia.org.br/sete-perguntas-sobre-os-refugiados-e-migrantes-que-estao-morrendo-mediterraneo/> (Acesso em: 03 de junho de 2017).
JUSTO, António da Cunha Duarte. Juízes preparam refugiados para o estado de direito. Disponível em: <http://antonio-justo.eu/?p=3945> (Acesso em: 10 de junho de 2017).
KIM, Rosana de Souza. O direito internacional dos refugiados. Disponível em: <http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2006_2/rosana_kim.pdf> (Acesso em: 13 de junho de 2017).
MENEGHETTI, Antonio. Do humanismo histórico ao humanismo perene; Tradução: Ontopsicológica Editora Universitária, 2a edição. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
ODS: Estratégias das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods10/> (Acesso em: 29 de maio de 2017).
ODS: Estratégias das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods16/> Acesso em: 29 de maio de 2017.
PITA, Agni Castro. Direitos Humanos e Asilo. In: MILESE, Rosita. (org.) Refugiados: Realidade e Perspectivas. São Paulo: Loyola/IMDG/CSEM, 2003.
SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução: Heloísa Matias e Maria Alice Máximo, 22a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
WELLE, Deutsche. Refugiados e violência. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/refugiados-e-viol%C3%AAncia-os-dois-lados/a-18985827> (Acesso em: 10 de junho de 2017).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).