A aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no desenvolvimento profissional dos jovens

Augusto Roberto Gehrke, Ricardo Schaefer

Resumo


Diante da crise da juventude evidenciada na sociedade contemporânea, novas alternativas pedagógicas estão sendo criadas e testadas a fim de restituir aos jovens a possibilidade da autoconstrução responsável enquanto pessoas e profissionais. Buscando analisar e descrever iniciativas já existentes nessa direção, este artigo investiga os resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica nos alunos da Faculdade Antonio Meneghetti que moram na Casa do Estudante, a partir de uma pesquisa empírica que teve como enfoque a dimensão do trabalho e o desenvolvimento profissional dos jovens.  Para atingir esse objetivo, adotou-se um questionário com dados qualitativos e quantitativos em 40 alunos que moram na Casa do Estudante situada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Os resultados evidenciam que, por meio do trabalho, os jovens desenvolvem uma competência competitiva e habilidades relacionadas à liderança, criando hábitos pessoais e profissionais funcionais ao próprio crescimento e desenvolvendo o protagonismo responsável. A aplicação da pedagogia ontopsicológica contribui para a formação integral do ser humano e pode ser uma real alternativa à crise da juventude que evidenciamos na sociedade contemporânea. 


Palavras-chave


Jovens, Crise da Juventude, Pedagogia Ontopsicológica, Recanto Maestro.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, E. A crise do jovem. In: PETRY et. al. A formação humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil. PRONAC n. 098244. Recanto Maestro: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro. Ontopsicológica editora universitária, 2015.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Ontopsicologia. Identidade jovem: A formação Humanista de jovens como garantia de Sustentabilidade, Identidade e Protagonismo Civil. ABO: Recanto Maestro, 2011.

BAZZO, P.; ROCKENBACH, G.; SCHAEFER, R.; SCHUTEL, S. Identidade Jovem: il progetto che coinvolge i giovani nel promuovere gli obiettivi del millennio (MDGs). In: Revista Nuova Ontopsicologia, ano XXIX, n. 1. Roma: Psicologica Editrice, 2011.

CANGELOSI, A. A lição universitária: Ensino eficaz e percurso de formação dos docentes. 2010. 570 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Pedagogia Experimental) - Sapienza Universidade de Roma. Programa de Doutorado em Pedagogia Experimental, Roma, 2010.

FAGUNDES, M. V. Da construção de si mesmo à contribuição com a sociedade. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

FRIEDRICH NEU, W. M. A crise do humano: o jovem como combustível ou solução? In:

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016. Disponível em: < https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/132/153>.

GEHRKE, A. R. Juventude “fora de fase”. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

GIORDANI, E. M. ; MENDES, A. M. M. Pedagogia ontopsicológica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 20, n. 21, p. 43-62, set./dez. 2011.

MENCARELLI, C. Test “Forma mentis”. In: DMITRIEVA, V. (Org.). The man in dialogue with the surrounding world: an ontopsychological approach. São Petersburgo: Imprensa Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. A crise das democracias contemporâneas. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2007.

MENEGHETTI, A. Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

MENEGHETTI, A. Formação à responsabilidade. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. O Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro. Ontopsicológica editora universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. 2. ed. Recanto Maestro. Ontopsicológica editora universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Pedagogia ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro. Ontopsicológica editora universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 5. ed. Recanto Maestro. Ontopsicológica editora universitária, 2013.

MISES, L. V. O que realmente é a sociedade. Disponível em: < http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1764>. Acessado em: 12 nov. 2016.

MONTENEGRO, A. C. V. A formação de líderes segundo a Ontopsicologia. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

PELLEGRINI, B.; PETRY, A. O sentido do trabalho para o líder. 2010. 15 f. Monografia: Especialização em Gestão de Negócios e Intuição - Antonio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro, 2010.

PETRY et. al. A formação humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil. PRONAC n. 098244. Recanto Maestro: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011.

ROCCO, V. Autossustento: o primeiro dever de um jovem. In: Revista Nova Ontopsicologia, ano XXIV, n. 1. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

SANTOS, N. C. A recuperação da informação base da vida. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do future. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Revista Saber Humano, v. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez. 2017.

SPANHOL, C. I. D. A. Significados e sentidos da formação continuada, segundo o método ontopsicológico: um estudo com professores do ensino superior. 2013. 225 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidad del Mar, Chile, Viña del Mar, 2013.

VIDOR, Alécio. Porque a Ontopsicologia apresenta uma proposta pedagógica nova. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; VOLKOVA, E.; DMITRIEVA, V.; VEREITNOVA, T.; MIKHALIUK, O.; VOLKOVA, I. Ambiente formativo do Centro de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Saber Humano, v. 6, n. 9, jul./dez. 2016.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.240

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.