Considerações sobre a Psicotea: abertura de um novo olhar sobre o teatro e sua função no desenvolvimento do ser humano
Considerations Psicotea: opening a new perspective on the theater and its role in human development
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo construir uma reflexão e entendimento acerca do teatro como terapêutica do homem ao longo da história e na contemporaneidade, até chegar à Psicotea, instrumento apresentado como perspectiva de vanguarda para o desenvolvimento do ser humano. Para tanto, inicialmente realizamos um levantamento histórico, buscando apresentar aspectos do emprego da dramatização, do teatro, com finalidades terapêuticas e de desenvolvimento humano. A discussão histórica, parte da Antiguidade para chegar às práticas terapêuticas atuadas através ou com o auxílio da dramatização desenvolvidas nas últimas décadas. Este levantamento faz se relevante, pois fornece um panorama sobre como nasceram e se desenvolveram algumas teorias que hoje sustentam várias dessas práticas. Posteriormente, passamos a apresentar a Psicotea, instrumento de intervenção da Escola Ontopsicológica. A discussão permite nos verificar que a Psicotea, inscreve se enquanto uma perspectiva que não só resgata os valores históricos e clássicos do teatro, mas se posiciona como uma visão contemporânea de vanguarda, capaz de oferecer um ferramental teórico e metodológico que possibilita um teatro em condições de refletir a realidade das dinâmicas humanas, tornando se assim, uma alternativa a fim de dar o protagonismo aos valores mais profundos do ser humano.
Palavras-chave
teatro; Psicotea; Ontopsicologia.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.26
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.