Análise do controle de itens de um almoxarifado: um estudo de caso na agência de Medianeira da Copel Distribuição S/A
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.264Resumo
Este trabalho objetiva apresentar oportunidades de melhoria para o controle dos itens utilizados no atendimento as solicitações de serviços pela Copel Distribuição S/A. A metodologia utilizada foi baseada nas pesquisas descritivas e explicativas de natureza aplicada, com características tanto quantitativas quanto exploratória. A fundamentação teórica está apoiada na pesquisa bibliográfica, e os dados foram coletados por meio de questionário aplicado na amostra, que inclui os funcionários que trabalham com o almoxarifado da agência. A pesquisa permitiu identificar deficiências nos sistemas, quanto ao controle de entrada e saída de materiais e que acabam por permitir que os usuários informem dados incorretos. Para que a empresa funcione perfeitamente, seus processos devem funcionar otimamente também e a melhor forma de garantir isso é aperfeiçoar os sistemas já existentes com mecanismos que evitem as falhas e confusões no momento das inserções dos dados pelos usuários.
Referências
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
COPEL. Copel. 2017. Disponível em :http://www.copel.com.br/. Acesso em: 10 fev 2017.
DIAS, Marco Aurélio. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KANNAN, G; GRIGORE, M. C.; DEVIKA, K.; SENTHIKUMAR, A. An Analysis of the general benefits of a centralised VMI system based on the EOQ model. International Journal of Production Research, v. 51, n. 1, p. 172-188, 2013.
LIBRANTZ, A. F.; ARAÚJO, S. A.; ALVES, W. A. L.; PILEGGI, G. C. F. Algoritmos de busca aplicados na estimação de parâmetros em um modelo probabilístico de gestão de estoque. Exacta, São Paulo, v. 8 n. 2, p. 237-248, 2010.
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SOUSA, Paulo R.; SILVA, Rosnaldo I.; BRAGA, Bruna C. A utilização de VMI para gestão de estoques na indústria calçadista brasileira: desenvolvimento de um modelo. GEPROS, Gestão da Produção, Operações e Sistemas, ano 12, nº 1, jan-mar/2017, p. 123-140, 2016.
VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).