Pedagogia da ação prática na empresa

Ivo Canísio Mallmann

Resumo


O presente trabalho relaciona a ação experimental de educação e responsabilização em processo inicial, na empresa ICM Obras e Serviços de Engenharia Ltda., com a impostação de uma díade evolutiva nas relações de trabalho. Esta intervenção na empresa possui o objetivo de humanizar, construir premissas e oportunidades de desenvolvimento pessoal para os profissionais através do constante questionamento das possibilidades de evolução e autonomia. Busca acessar a forma mentis de cada profissional e construir uma nova relação de valor do indivíduo com seu trabalho, com o valor social do trabalho, contribuindo na evolução pessoal, nos aspectos de conhecimento, ganho econômico e realização integral como ser humano. O modo de operar na empresa agrega valor através do uso de equipamentos que facilitam e qualificam a execução das obras com uma redução substancial do esforço humano e que também requer uma equipe mais responsável e qualificada. Faz uma análise das atuais circunstâncias da legislação trabalhista e aponta para ações que possam elevar o nível de liberdade de atuação dos profissionais pertencentes à empresa, especialmente com o objetivo de desenvolver de forma integral a capacidade do ser humano e fomentar a meritocracia.

Palavras-chave


Ação Prática; Empresa; Meritocracia; Pedagogia Ontopsicológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.280

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.