Acenos sobre a história da psicologia moderna e o desenvolvimento da Ontopsicologia

Fernando Duarte Martins de Oliveira

Resumo


Este trabalho, realizado a partir de revisão bibliográfica, apresenta um breve resgate histórico sobre a trajetória da psicologia e o nascimento da Ontopsicologia apontando os principais elementos (na visão do autor) que contribuíram para que a psicologia dos séculos XIX e XX se desviasse, dentro da pesquisa acerca do homem, dos pontos fundamentais que possibilitariam o encontro de uma resposta aos questionamentos da subjetividade humana. Após um breve aceno sobre o surgimento da Ontopsicologia e suas três principais descobertas, são apresentadas as contribuições referentes à definição, especificação e acréscimo científico e objetivo àquilo que vislumbrou a psicologia humanista apontando ainda para como a Ontopsicologia traz solução ao problema crítico do conhecimento.

Palavras-chave


Psicologia; Ontopsicologia; Behaviorismo; Psicanálise; Psicologia Humanista.

Texto completo:

PDF

Referências


BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourde Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Tradução de Cintia Naomi Uemura, Marilia de Moura Zanella e Suely Sonoe Murai Cuccio.10.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.282

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.