O papel do indivíduo para o desenvolvimento da sociedade

Ivo Canísio Mallmann

Resumo


Compreender o movimento e a evolução da sociedade é compreender a evolução do individuo. Que papel possui o indivíduo e que papel possui a sociedade? De que maneira um pode predominar sobre o outro? É o individuo que faz a sociedade ou é a sociedade que faz o indivíduo? Para responder estas questões realizamos um estudo bibliográfico da sociologia clássica desde os princípios que a originaram até chegar à sociologia contemporânea, verificando quais as variáveis e o comportamento da cada uma dentro da linha histórica. O estudo mostra como cada sociólogo clássico participa desta construção através de seu ponto de vista pessoal, influenciado por aspectos políticos, econômicos e religiosos. Qual a visão da ontopsicologia e como se posiciona no que tange à relação indivíduo sociedade?

Palavras-chave


Indivíduo; Sociedade; Sociólogos; Sociologia; Ciência; Evolução; Protagonismo; Ontopsicologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2018v0n0.285

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.