O filme comercial hollywoodiano como fonte para a História
The Hollywood film business as a source for History

Eduardo José Afonso

Resumo


 Interessa nos, neste trabalho, tomar o cinema comercial norte americano,  aquele  produzido  em  série  por  Hollywood,  como  elemento  primordial  no  desempenho  da  função,  daquilo  que  alguns  teóricos  conceituam  como  “aparelho  ideológico de Estado”.  São esses filmes que denunciam, cada um em seu momento  histórico, como a indústria cultural norte americana vende, não só o american way of life, mas uma política oficial estadunidense para o mundo. A análise da estrutura dos  filmes  “O  Advogado  do  Diabo”  e  “Avatar”  nos  dá  subsídios  para  encontrar  elementos como fontes para a História do pensamento norte americano e para  avaliar  como esse pensamento influencia a visão de mundo de outras nações.  

Trabalho apresentado anteriormente no XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH – 50 anos, São Paulo-SP, 17 a 22 de julho de 2011, Universidade de São Paulo (USP), Cidade Universitária. Seminário temático – 024, área temática “Cinema-história e razão sensível – Problematizar fidedignidade, verossimilhança, objetividade e transdisciplinaridade”. Website: http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=522


Palavras-chave


filme comercial hollywoodiano; alienação; american way of live; ideologia; política externa norte-americana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.3

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.