Desenvolvendo capacidades da inteligência emocional através do coaching
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.309Palavras-chave:
Inteligência Emocional. Desenvolvimento. Autoconsciência. Autogestão. Coaching.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o processo de coaching pode auxiliar no desenvolvimento dos componentes da inteligência emocional. O estudo acontece, especificamente, em torno de dois componentes: a autoconsciência e a autogestão. Para compreender o desenvolvimento desses componentes da inteligência emocional através do coaching são analisadas duas ferramentas: perguntas e crenças. O trabalho utiliza análise teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, para obtenção de informações que sustentem a questão de estudo proposta. Os resultados alcançados com o estudo mostram que as ferramentas do coaching – perguntas e crenças – são capazes de auxiliar no desenvolvimento dos componentes da inteligência emocional – autoconsciência e autogestão, pois elas contribuem para a expansão da consciência da pessoa sobre ela mesma, ou seja, ampliando a autoconsciência. Essas ferramentas ajudam para que experiências sejam ressignificadas alterando a forma de resposta dos indivíduos e aprimorando sua autogestão.
Referências
BERGMAN, R. L; BELL, A. W. Condicionamento do equilíbrio emocional: o primeiro plano de ação para você ter uma saúde emocional definitiva. São Paulo: Ed. Cultrix, 1998.
CAVALCANTI, V. L. & CARPILOVSKY M. & LUND, M. & LAGO, R. A. Liderança e Motivação. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DILTS, R. B; HALLBOM, T.; SMITH, S. Crenças: caminhos para a saúde e o bem estar. São Paulo: Ed. Summus, 1993.
GALLWEY, W. T. O jogo interior de tênis. São Paulo. Ed. Textonovo, 1996.
GAZZANIGA, M. S; HEATHERTON, T. F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GOLEMAN,, D. & McKEE, R. B. O Poder da Inteligência Emocional: a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2002.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2011.
GOLEMAN, D. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2014.
GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2015.
GORDON, C. Você é mais esperto do que pensa? Mais de 150 testes para ajudá-lo a descobrir e explorar a sua inteligência natural. São Paulo: Ed. Cultrix, 2003.
KERKOSKI, J. M. Prática desportiva e inteligência emocional: estudo da influência do desporto na aquisição de aptidões e competências de inteligência emocional. 2008. 338 f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7.Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAGES, A.; O’CONNOR, J. Coaching com PNL: o guia prático para alcançar o melhor em você e em outros: como ser um coach master. Rio de Janeiro. Ed Qualitymark, 2015.
MARTINS, Vera. O emocional inteligente: como usar a razão para equilibrar a emoção. Rio de Janeiro. Ed. Alta Books, 2015
MOSCOVICI, F. Razão & Emoção:a inteligência emocional em questão. Salvador: Ed. Casa da Qualidade, 1997.
O’CONNOR, J. Manual de programação neurolinguistica: PNL: um guia oratico para alcançar os resultados que você quer. Rio de Janeiro. Ed. Qualitymark, 2015.
RYBACK, D. Emoção no local de trabalho: o sucesso do líder não depende só do Q.I. São Paulo: Ed. Cultrix, 1998.
SILVEIRA, B. Minidicionário da língua portuguesa. Edição revisada e atualizada. São Paulo: Ed. FTD, 2002.
THUMS, J. Acesso à realidade: técnicas de pesquisas e construção do conhecimento. Porto Alegre: Sulina: Ulbra, 2000.
WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I.E nas suas relações profissionais, reduzindo o estresse, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001.
WHITMORE, J. Coaching para aprimorar o desempenho: as princípios da prática do coaching e da liderança. CIDADE: Ed. Clio, 2012.
ZAHAROV, A. Coaching: caminhos para transformação da carreira e da vida pessoal. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).