Desenvolvendo capacidades da inteligência emocional através do coaching

Autores

  • Jenifer Rosa Arruda UFRGS
  • Jhony Pereira Moraes UFRGS
  • Tais Colling UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.309

Palavras-chave:

Inteligência Emocional. Desenvolvimento. Autoconsciência. Autogestão. Coaching.

Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o processo de coaching pode auxiliar no desenvolvimento dos componentes da inteligência emocional. O estudo acontece, especificamente, em torno de dois componentes: a autoconsciência e a autogestão. Para compreender o desenvolvimento desses componentes da inteligência emocional através do coaching são analisadas duas ferramentas: perguntas e crenças. O trabalho utiliza análise teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, para obtenção de informações que sustentem a questão de estudo proposta. Os resultados alcançados com o estudo mostram que as ferramentas do coaching – perguntas e crenças – são capazes de auxiliar no desenvolvimento dos componentes da inteligência emocional – autoconsciência e autogestão, pois elas contribuem para a expansão da consciência da pessoa sobre ela mesma, ou seja, ampliando a autoconsciência. Essas ferramentas ajudam para que experiências sejam ressignificadas alterando a forma de resposta dos indivíduos e aprimorando sua autogestão.

Biografia do Autor

Jenifer Rosa Arruda, UFRGS

Mestranda em Gestão de Pessoas do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade SENAC-RS (2009). Especialização (MBA) em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Coach com certificação nacional e internacional pela International Coaching Community. 

Jhony Pereira Moraes, UFRGS

Mestrando em Administração (área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA/UFRGS), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria e pós-graduando em Coaching (MBA em Coaching), ambos pela mesma instituição. Graduado em Administração de Empresas pela UniRitter.

Tais Colling, UFRGS

Mestranda em Gestão de Pessoas do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF - 2013). Pós Graduada em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (UPF - 2016). Cursa Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Arruda, J. R., Moraes, J. P., & Colling, T. (2018). Desenvolvendo capacidades da inteligência emocional através do coaching. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 8(12), 92–112. https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.309

Edição

Seção

Administração