Processo da estratégia empresarial e o líder de ação

Dinara Simone Pozzatti, Patrícia Wazlawick

Resumo


O propósito deste artigo é compreender como se dá o processo da estratégia empresarial, pelos principais gestores para garantir o resultado estratégico da empresa. A pesquisa qualitativa com característica exploratória aborda a prática, a eficiência e o método aplicado para manter a empresa com desempenho superior, além de evidenciar o líder como centro operativo. O estudo avança e contribui para que outros gestores possam incrementar em suas empresas essa relação do líder ao escopo da empresa como ponto força. Os dados foram coletados mediante entrevistas pessoais, em profundidade com os Gerentes de uma grande empresa de calçados do Rio Grande do Sul, sendo 5  Gestores de referência para o desenvolvimento e acompanhamento do Planejamento Estratégico da empresa. Dentre os resultados obtidos destaca-se: o programa desenvolvido pela empresa como unidade de ação; funções bem definidas; qualidade e bons equipamentos; satisfação do cliente em primeiro lugar. O resultado acontece por que cada gestor acompanha e avalia diariamente os processos tendo sempre a informação em tempo real e a empresa tem uma configuração organizacional bem estruturada.


Palavras-chave


Estratégia empresarial; Resultado estratégico; O líder; Desempenho superior; Implementação da Estratégia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n12.310

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.