Memória discursiva e a análise do discurso na perspectiva pecheuxtiana e sua relação com a memória social
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n14.341Palavras-chave:
Memória, Memória Discursiva e Análise do Discurso.Resumo
O presente artigo tem o intuito de tecer algumas reflexões introdutórias sobre os conceitos de Análise de Discurso de linha francesa, baseado nos escritos de Michel Pêcheux, em especial, sobre o conceito de memória discursiva. Esse artigo foi desenvolvido e gestado durante a pesquisa de mestrado no PPGEDU da UFRGS. Para construir essas reflexões realizamos uma pesquisa de cunho bibliografia, no qual revisamos os principais textos de Pêcheux para mapear a construção dos conceitos da Análise do Discurso, com foco no conceito de memória discursiva. Assim, esse artigo estruturou-se com base em três etapas: a primeira delas busca entender o contexto histórico da construção intelectual de Pêcheux; a segunda etapa vislumbrou refletir sobre as bases teórico-metodológicas da AD e a terceira etapa desse artigo refletiu sobre o conceito de memória discursiva, análise do discurso e sua relação com a memória.
Referências
ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, S. R: Editora da UN1CAMP, 1996.
COURTINE, J. O tecido da memória: algumas perspectivas de trabalho histórico nas ciências da linguagem. Polifonia, Cuiabá, edufmt v. 12 n. 2 p. 1-13, 2006.
BORGES, J. L. Ficções. Editorial Teorema, 2000.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2008.
FERREIRA, M. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras, UFRGS, 2001.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O caráter singular da língua na Análise do Discurso. Organon 35, v. 17, n. 35, 2003.
HAROCHE, Claudine; HENRY, Paul; PÊCHEUX, Michel. [1971]. A Semântica e o corte saussuriano: língua, linguagem, discurso. In: BARONAS, R. L. Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção -conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007, p. 13-32.
HENRY, P. Os fundamentos teóricos da análise automática do discurso de Michel Pêcheux. In: GADET, F. HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997. p. 13-38
LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
PÊCHEUX, Michel. [1975]. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 1988.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
__________. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
________. [1969]. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 61-161.
QUEIROZ, É. K. R. . (Re)lendo ad 69 hoje. In: I Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2003, Porto Alegre. I Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre: Universitária, 2003.
MUTTI, R.M.V. Memória no discurso pedagógico. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M.C.L. (Orgs.). Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, 2007. p.265-76.
MELO, C. (1999). Cartas à redação: uma abordagem discursiva. Tese de doutorado em linguística, Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/Universidade de Campinas, 1999.
NARZETTI, C. As linhas de análise do discurso na frança nos anos 60-70. RevLet – Revista Virtual de Letras, Vol. 2, Número 02/2010, p.51-70, 2010.
NIETZSCHE, F. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, 1999.
ORLANDI, E. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9 -13, 2005.
__________. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ZANDWAIS, Ana. Perspectivas da análise do discurso fundada por Michel Pêcheux na França: uma retomada de percurso. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-raduação em Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).