Passagens de Valor para uma Cidadania Global: a formação humanista de uma inteligência superior e o consequente alcance de um direito fundamental em consonância com os valores das Nações Unidas

Daiane Dutra Rieder, Mateus Renard Machado

Resumo


A palavra educação não mais se restringe a um simples processo pedagógico nos dias atuais. É necessário o implemento de valores substanciais que façam emergir uma inteligência superior. E esse é o modo pelo qual a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), pautada nos princípios da Ciência Ontopsicológica, como também em propostas da Organização das Nações Unidas, forma, hoje, cidadãos de uma consciência global, capazes de serem gestores de impactos na sociedade em que vivem. Por meio das atividades propostas, a AMF ainda se consolida como uma instituição privada que norteia a garantia de um direito fundamental, inerente à pessoa humana: o direito à educação. Mediante a aplicação da metodologia bibliográfica, este trabalho substancia-se a partir de uma discussão teórica acerca de dois valores principais – o humanismo e a sustentabilidade – trabalhados constantemente na instituição como valores substanciais para o desenvolvimento integral do ser humano e, consequentemente, do social.

Palavras-chave


Pedagogia Ontopsicológica. Organização das Nações Unidas. Sustentabilidade. Humanismo. Cidadania global.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO). Identidade Jovem: A Formação Humanista de Jovens como garantia de Sustentabilidade, Identidade e Protagonismo Civil. Recanto Maestro: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011./PRONAC nº 098244.

Antonio Meneghetti Faculdade. Foco no Desenvolvimento Humano – Valores institucionais. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/institucional> Acesso em: 28 de setembro de 2018.

BIASOTTO, Helena. Carta da Direção. Disponível em: Acesso em: 15 de outubro de 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

Dicionário Online de Português. Disponível em: Acesso em: 15 de outubro de 2018.

Fundação Antonio Meneghetti. Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar – Volume III. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017. 400 p.

Grupo Redator. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação da Educação. Disponível em: Acesso em: 22 de outubro de 2018.

Instituto Latino-Americano da ONU para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente. O direito à educação: garantias legais. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/dca/o-direito-a-educacao-garantias-legais/> Acesso em: 30 de outubro de 2018.

MARIALVA, Alexandre. O Brasil, a educação e os tratados internacionais. Disponível em: Acesso em: 25 de novembro de 2018.

MENEGHETTI, Antonio. Do humanismo histórico ao humanismo perene; Tradução: Ontopsicológica Editora Universitária, 2a edição. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

Michaelis: Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Disponível em: Acesso em: 28 de setembro de 2018.

MOREIRA, Danilo. Você já ouviu falar em cidadania global? Saiba mais sobre essa corrente. Disponível em: Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Nações Unidas. Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Disponível em: Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Disponível em: Acesso em: 28 de outubro de 2018.

PEREIRA, Uanderson. A Efetividade dos direitos sociais: o direito à moradia. Disponível em: Acesso em: 29 de outubro de 2018.

PESSANHA, Vanessa Vieira. Um panorama do direito fundamental à educação na Constituição Federal de 1988. Disponível em: Acesso em: 28 de outubro de 2018.

Portal de Direito Internacional. Declaração e Programa de Ação de Viena: Conferência Mundial sobre Direitos Humanos. Disponível em: Acesso em: 25 de novembro de 2018.

SCOTTINI, Alfredo. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. Blumenau, SC: Todolivro Editora, 2009.

TSVETKOVA, Larissa. Uma pedagogia para o futuro. Disponível em: Acesso em: 18 de outubro de 2018.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n13.352

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.