Arte e Cultura Humanista como premissas para a educação e formação humana
Art and Culture Humanist as premises for education and training human

Sandra Regina Concatto, Patrícia Wazlawick

Resumo


O artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório sobre a importância da realização de atividades artístico-criadoras e o estudo da cultura humanista que proporcionaram a 41 pessoas, com faixa etária de 14 a 64 anos, que realizam cursos e aulas (formação) na área de música e dança, em uma Escola de Arte localizada no município de Treze Tílias em Santa Catarina, bem como alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA “O Empreendedor e a Cultura Humanista”, da Faculdade Antonio Meneghetti, localizada no Distrito Recanto Maestro, em Restinga Seca -RS. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a importância da arte e da cultura humanista como premissas para a educação e formação humana. Como fundamentação teórica trabalhou-se com autores das áreas das ciências humanas que pesquisaram acerca dos resultados das atividades artítico-criadoras para as dimensões pessoais e profissionais do ser humano, tais como Ostrower (2008), Vygotski (2003), Smolka (2010), e também com a Ciência Ontopsicológica. Os resultados obtidos indicam que a prática dessas atividades resulta em benefícios sentidos como realização de um potencial e o reconhecimento da dignidade e do valor humano evidenciados pelos conhecimentos da cultura humanista. 


Palavras-chave


Atividades artístico-criadoras. Potencial humano. Cultura humanista.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.37

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.