A Objetividade da Subjetividade<BR>The objectivity of subjectivity

Autores

  • Alécio Vidor Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.39

Palavras-chave:

Objetividade. Subjetividade. Método.

Resumo

Este é um artigo teórico que possui como escopo o estudo e análise acerca da temática da objetividade da subjetividade, na Filosofia. O critério do saber necessita adequação do ser. O corpo não limita suas informações à percepção dos sentidos externos. Existem outras linguagens corporais que são objeto de estudo para que o homem conheça a si mesmo em seu aspecto subjetivo. Os métodos podem ser extrospectivos ou introspectivos desde que o objetivo seja integrar as ciências num em um único princípio: o ser humano. Os caminhos podem ser diferentes, mas, o núcleo que dá origem ao saber é o homem. Não basta o saber tecnológico da cultura construída; hoje é necessário conhecer o homem verdadeiro, para que ele possa ser o senhor e o condutor de seus produtos, sem ser manipulado ou ofendido em seu valor. A consciência deve desprender-se da cultura oficial para abrir-se e perceber informações dinâmicas da atividade psíquica, a fim de ter acesso à inteligência da vida.

Biografia do Autor

Alécio Vidor, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma-Itália); Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma-Itália); graduação em Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo; graduação em Teologia (Escolasticado São José); professor do curso de graduação em Administração e do Bacharelado em Direito da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), e professor dos cursos de Pós-Graduação MBA Business Intuition e do curso de Especialização Lato Sensu Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico da AMF. 

Downloads

Publicado

2013-03-23

Como Citar

Vidor, A. (2013). A Objetividade da Subjetividade<BR>The objectivity of subjectivity. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 37–45. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.39

Edição

Seção

Artigo