A Objetividade da Subjetividade
The objectivity of subjectivity

Alécio Vidor

Resumo


Este é um artigo teórico que possui como escopo o estudo e análise acerca da temática da objetividade da subjetividade, na Filosofia. O critério do saber necessita adequação do ser. O corpo não limita suas informações à percepção dos sentidos externos. Existem outras linguagens corporais que são objeto de estudo para que o homem conheça a si mesmo em seu aspecto subjetivo. Os métodos podem ser extrospectivos ou introspectivos desde que o objetivo seja integrar as ciências num em um único princípio: o ser humano. Os caminhos podem ser diferentes, mas, o núcleo que dá origem ao saber é o homem. Não basta o saber tecnológico da cultura construída; hoje é necessário conhecer o homem verdadeiro, para que ele possa ser o senhor e o condutor de seus produtos, sem ser manipulado ou ofendido em seu valor. A consciência deve desprender-se da cultura oficial para abrir-se e perceber informações dinâmicas da atividade psíquica, a fim de ter acesso à inteligência da vida.

Palavras-chave


Objetividade. Subjetividade. Método.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.39

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.