Mar adentro: uma análise complementar à Bioética
Mar adentro: additional analysis to Bioethics

Noemi Boer, Ana Maris Petry

Resumo


O artigo relata a análise do filme  Mar Adentro a partir da metodologia  ontopsicológica de interpretação das imagens. Esta análise, complementar ao tema  da  bioética,  busca  suprir  uma  lacuna  encontrada  em  trabalhos  consultados,  particularmente o de Pessini (2008), em que o problema central que gera a situação  de vida de Ramón Sampedro, personagem principal do filme, não é suficientemente  considerado na análise bioética apresentada pelo autor. Neste trabalho, parte se da  história  pregressa  da  personagem  para  identificar  manifestações  de  dinâmicas  inconscientes  que  culminam  no  acidente  que  o  deixa  tetraplégico.  A  análise  realizada fornece elementos que corroboram a hipótese de Pessini, de que o acidente  do protagonista é o resultado de uma dinâmica inconsciente da personagem.

Palavras-chave


análise fílmica; inconsciente; bioética.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.4

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.