Avaliação da percepção e impactos da utilização de pressupostos metodológicos da FOIL na formação de lideranças
Evaluate the perception and impact of the use of FOIL’s methodological FOIL in leadership training

Márcio Luis Miorelli, Adriane Maria Moro Mendes

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de líderes, composta por sete pessoas, todas com funções de liderança a nível estratégico, tático e operacional, atuando em uma empresa de tecnologia de informação (TI), focada em projetos de desenvolvimento de softwares. O problema da pesquisa foi identificar qual a percepção das lideranças quando são capacitadas em pressupostos metodológicos da FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), e se existe receptividade para evoluir em um desenvolvimento pessoal e organizacional. O objetivo da pesquisa foi realizar uma avaliação da percepção de aplicabilidade de pressupostos conceituais da FOIL na atividade cotidiana de lideranças. A pesquisa foi realizada no final de 2010 e no primeiro semestre de 2011, período no qual se utilizou a seguinte metodologia: a) a capacitação do grupo de liderança abordando quatro pressupostos da FOIL, que foram: Saber servir e amar o próprio jogo; a Arte de Delegar; a Autossabotagem e a Psicologia da Genitura; b) o acompanhamento das atividades e ações do grupo no seu dia-a-dia; e, c) a apuração e análise dos resultados através de um questionário de avaliação, submetido ao grupo de liderança. A novidade da pesquisa reside na identificação de que o grupo de liderança percebe que os conhecimentos adquiridos são fundamentais para melhorar o seu desempenho podendo contribuir para o cumprimento dos objetivos organizacionais. Desta forma, os resultados desta pesquisa indicam que os pressupostos metodológicos estudados e aplicados pelo grupo de liderança ampliam a capacidade do líder. Com a ampliação de sua capacidade, por consequência evoluem no desenvolvimento de seu trabalho e de suas relações. Assim, com o contínuo aperfeiçoamento dos pressupostos e a inclusão de outros pontos também importantes para a formação do líder, teremos resultados evidentes na organização.

Palavras-chave


Liderança. Ontopsicologia. Organização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.41

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.