Avaliação do grau de maturidade dos processos de gestão de contratos de software e serviços de tecnologia da informação em empresas do Rio Grande do Sul
Assessing the degree of maturity of the processes of contract management software and services for

Reges Antonio Bronzatti, Noemi Boer

Resumo


Dado o grande volume de contratos estabelecidos na área de tecnologia da informação (TI) em empresas brasileiras, a falta de mão de obra especializada para sua análise e a consequente ausência de processos claros de gestão e acompanhamento do seu ciclo de vida, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o grau de maturidade dos processos de gestão de contratos de TI e suas vulnerabilidades decorrentes. A metodologia caracteriza-se como um estudo transversal, de natureza descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram da pesquisa 46 organizações do Rio Grande do Sul, selecionadas entre as 200 maiores empresas do Estado. Para a coleta de dados foram utilizados questionários eletrônicos, com entrevistas complementares aos principais gestores de TI, realizadas pelo próprio pesquisador. Constataram-se situações de risco legal e econômico nas organizações pesquisadas em função do baixo nível de maturidade encontrado na gestão do ciclo de vida dos contratos de TI e erros de delegação nas empresas pesquisadas.

Palavras-chave


Gestão de contratos. BPM. Gestão de processos. Maturidade de processos. Delegação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.43

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.