A Evolução do Modelo Gravitacional na Economia
The evolution of the gravity model in the Economy

Fábio Nascimento, Dilmar Pregardier Júnior

Resumo


Este estudo faz um apanhado teórico sobre as aplicações do modelo gravitacional, objetivando, sobretudo, analisar a previsão dos fluxos bilaterais do comércio entre as nações. Uma vez que, desde seu surgimento como lei da física até sua inserção nas ciências econômicas, o modelo gravitacional evoluiu de uma simples equação básica até o refinamento matemático que temos na atualidade. Cujos aprimoramentos fundamentais econômicos – introdução de variáveis dummy, possibilitaram um aumento na precisão dos resultados, enquanto que, pelo lado teórico, no decorrer das décadas, o modelo fundamentou-se através de teorias como a de Heckscher-Ohlin e a teoria dos Retornos Crescentes do Comércio, tendo, finalmente, sua robustez afirmada pela nova teoria do comércio internacional. Assim, através da econometria, sua aplicação inicial deu-se através do uso de uma análise transversal tradicional, até, atualmente, ter evoluído ao uso dos dados em painel, que tendem a eliminar várias distorções sofridas pelas estimações anteriores. Considerando tais situações, torna-se claro que o modelo gravitacional afirma-se como uma forte ferramenta na área de previsões de fluxos comerciais, além de conseguir mensurar os efeitos dos acordos preferenciais sobre os fluxos internacionais de comércio; possibilitando, nesse viés, uma avaliação do efeito fronteira.

Palavras-chave


Modelo Gravitacional. Fluxo bilateral. Comércio. Dados em painel.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.45

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.