Estudo exploratório sobre a causalidade psíquica em paciente com queixa de zumbido crônico

Bruna de Franceschi Schirmer, Adriane Maria Moro Mendes, Maria Tereza Andreola

Resumo


Introdução: A patologia, tanto em aspecto psíquico, quanto somático é um reflexo da vida do indivíduo; é a manifestação externa da sua vida interior, que na maioria das vezes são contraditórias. Para que ocorra a cura de determinados sintomas e doenças expressados de modo físico é imprescindível fazer a busca dos fatores etiológicos também na esfera psíquica. Objetivo: Descrever um caso clínico, com queixa de zumbido crônico, sem nenhuma alteração orgânica. Através de anamnese linguística, biografia histórica, Teste dos seis desenhos (T6D) e análise onírica buscou-se verificar uma correspondência entre sintoma e atividade psíquica. Metodologia: O trabalho foi composto por quatro encontros, estruturados do seguinte modo: 1) Anamnese Linguística e biografia histórica e Audiometria Tonal Liminar; 2) conversa para o aprofundando da Anamnese Linguística histórica e relato de um sonho; 3) relato de mais um sonho; 4) realização do T6D. Tanto os sonhos quanto o teste dos Seis Desenhos (T6D) foram analisados segundo a metodologia da escola ontopsicológica para análise das imagens: 1) natureza causal do símbolo. 2) Efetividade funcional para o sujeito. 3) Critério semântico. Resultados: os achados sugerem, Tendência a Autossabotagem, indicando frustração, estagnação e regressão. Conclusão: acredita-se que o zumbido possa ter ligação com as manifestações psíquicas demostradas, pois quando o impulso de energia vital não possui mais função de ida e volta, o sujeito vivencia o mal. Principalmente, nos casos em que o sujeito deveria e tinha possibilidade de agir, não o faz.


Palavras-chave


Ontopsicologia, Psicossomática, Inconsciente, Zumbido

Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOLA, M.T. Qualidade de vida e características de personalidade de pessoas que vivem com Aids. 2013 Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2013.Dísponível em :. Acesso em: 20 de janeiro de 2019.

LLOYD, L.L.; KAPLAN, H. Audiometric interpretation: a manual o basic audiometry. University Park Press: Baltimore, 1978.

MENEGHETTI, A. A psicossomática na Ótica Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2005.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2010.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2012a.

MENEGHETTI, A. Prontuário Onírico. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2012b.

MENEGHETTI, A. A imagem e o inconsciente. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2012c.

MENEGHETTI, A. Feminilidade como sexo, poder, graça. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2013.

SANCHEZ, T.G. Reabilitação do paciente com zumbido. In: Campos C.A, Costa H.O. Tratado de Otorrinolaringologia. São Paulo: Roca; 2002. v.2: 311-24.

SANCHEZ, T.G. Zumbido: análise crítica de uma experiência clínica e de pesquisa. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Sanchez, T.G; Medeiros, I.R.T; Levy, C.P.D; Ramalho,J.R.O; Bento. R.F. Zumbido em pacientes com audiometria normal: caracterização clínica e repercussões Rev Bras Otorrinolaringol.v.71, n.4,p.427-31, jul./ago. 2005.

SAHLEY, T.L, NODAR, R.H. Tinnitus: present and future. Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg. v.9, n 5, p. 323-8, 2001.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n17.451

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.