Produção Científica sobre Cooperativas nos Encontros da ANPAD de 2016 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.491Palavras-chave:
Cooperativa, Crédito, Gestão, Agronegócio, Bibliometria.Resumo
As cooperativas buscam contribuir para a transformação econômica e social dos ambientes em que atuam. Assim, o objetivo desse trabalho é identificar as características dos trabalhos envolvendo cooperativas com base nas publicações nos anais do EnANPAD de 2016 a 2020. Quanto aos aspectos metodológicos a presente pesquisa procede-se como e o estudo sobre o estado da arte através da pesquisa bibliográfica de artigos na área e caracteriza-se como uma abordagem qualitativa. Para revisão da literatura foi utilizado o método proposto por Cronin et al. Dentre os principais resultados destaca-se a representatividade de instituições da região sul do país realizando estudos sobre o tema proposto, bem com cooperativas desta região com alvo dos estudos realizados; a maioria dos trabalhos foram realizados nos estados de localização das instituições que os realizaram; quanto aos aspectos metodológicos, os estudos analisados se caracterizam com abordagem qualitativa, quanto aos fins descritiva, quanto aos meios estudos de caso, quanto aos instrumentos, misto, mais de um instrumento empregado, quanto a donte, dados primários, característica de pesquisas empíricas; e mais de setenta por cento dos estudos analisaram cooperativas de crédito e agropecuário.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 16 dez. 1971.
CANÇADO, A. C.; GONTIJO, M. C. H. Princípios cooperativistas: origem, evolução e influência na legislação brasileira. In: Encontro de Investigadores Latino-Americano de Cooperativismo, 3, São Leopoldo, 2004. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2004.
CARDOSO, U. C. Cooperativa. Brasília: Sebrae, 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, v. 17, n. 1, p. 38-43, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
OCB. Organização das Cooperativas Brasileiras. Ramos do Cooperativismo. Disponível em: https://somoscooperativismo.coop.br/ramos. Acesso em: março de 2021a.
OCB. Organização das Cooperativas Brasileiras. O que é Cooperativismo. Disponível em: https://www.ocb.org.br/o-que-e-cooperativismo. Acesso em: março de 2021b.
OCB. Organização das Cooperativas Brasileiras. Números do Cooperativismo. Disponível em: https://www.ocb.org.br/numeros. Acesso em: março de 2021c.
PEREIRA, J. R.; BRAGA, M. J.; CANÇADO, A. C., VIEIRA, N. S.; CARVALHO, D. M.; CETTO, V. M.; RIGO, A. S. Organização da sociedade através das cooperativas de trabalho: abordagem dos problemas e perspectivas. Relatório final de pesquisa – FAPEMIG. Viçosa: UFV, 2002.
SCHNEIDER, J. O. Democracia, participação e autonomia cooperativa. 2. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).