Contratação garante Inclusão? Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.498

Palavras-chave:

Inserção pcd no mercado de trabalho, lei de cotas, pessoas com deficiência

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar os aspectos relacionados à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sob a ótica de trabalhadores com deficiência e gestores de empresas de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados foi aplicada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de um formulário, adaptado de Lobato (2009), elaborado no Google Formulários, e enviado por e-mail aos colaboradores PcD e gestores de uma empresa na cidade de Santa Maria/RS. As análises foram feitas a partir da análise de conteúdo e como resultado verificou-se que colaboradores e gestores demonstraram conhecimento em relação à Lei de cotas, e reconhecem a importância da lei para a inclusão de colaboradores PcD no mercado de trabalho. Além disso, os colaboradores entrevistados destacaram a importância que a inclusão no mercado de trabalho tem na vida de cada um, ressaltando que se perdessem o atual emprego, buscariam outro. Quanto aos gestores entrevistados, eles demonstraram satisfação quanto à inserção de colaboradores PcD, afirmando manter um bom relacionamento com os mesmos.

Biografia do Autor

Susenara Visentini, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)

Graduada em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Andressa Schaurich dos Santos, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Professora dos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria/FISMA. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente em temas do Comportamento Organizacional - Vínculos com a organização (Comprometimento, Entrincheiramento e Consentimento Organizacional), Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas e Desempenho no trabalho e organizacional.

Matheus Machado Laurini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2021). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e discente da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos e Negócios em Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres empreendedoras, fatores motivacionais, empreendedorismo feminino, diversidade e lgbt.

Referências

ANDRADE, M.M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10a ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ARAÚJO, J.P.; SCHMIDT, A. A Inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Rev. Bras. Ed. Esp., v.12, n.2, p. 241-254, 2006.

BARBOZA, F.V.; BERALDO, V. Estratégias de Recursos Humanos para incluir a Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Revista Brasileira de Administração, Brasília, Dezembro 2003.

BECKER, K.L. Deficiência, Emprego e Salário no Mercado de Trabalho Brasileiro.

Estud. Econ., v.49, n.1, p.39-64, 2019.

BEUREN, I.M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: Teoria e prática. 3ª.ed.atual São Paulo (SP): Atlas, 2006. 195p.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 25 de julho de 1991.Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais. Brasília, DF, jul.1991.

BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Brasília, DF, dez.1990.

BRASIL, Lei Nº 14.020, de 06 de Julho de 2020. Institui o Programa Emergencial De Manutenção Do Emprego E Da Renda, dispõe sobre medidas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e da outras providências. Brasília, DF, jul.2020.

CARVALHO-FREITAS, M.N. A inserção de pessoas com deficiência em empresas brasileiras – um estudo sobre as relações entre concepções de deficiência, condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho.Tese (Programa de Pós-Graduação em Administração)- Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

CARVALHO-FREITAS, M.N.; MARQUES, A.L. Formas de ver as pessoas com deficiência: um estudo empírico do construto de concepções de deficiência em situações de trabalho. RAM REV. ADM. MACKENZIE, v. 11, n. 3, p.100-129, 2010.

CLEMENTE, C.A. Trabalho decente para a pessoa com deficiência: leis, mitos e práticas de Inclusão. Osasco, SP: Espaço da Cidadania, 2008.

COLLINS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Trad. Lucia Simonini. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

FALEIRO, G.B. Os desafios na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Trabalho de conclusão de curso - Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

GARCIA, V.G. Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho: histórico e contexto contemporâneo. Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia da UNICAMP. Campinas, SP, 2010.

GARCIA, V.G.; MAIA, A.G. Características da participação das pessoas com deficiência e/ou limitação funcional no mercado de trabalho brasileiro. Rev. bras. estud. popul. v.31, n.2, São Paulo, 2014.

GIORDANO, B.W. (D)Eficiência e Trabalho: analisando suas representações. São Paulo: Annablume. FAPESP, 2000.168p

GODOY, A.S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 80-89, 2005.

LIMA, M.P.; TAVARES, N.V.; BRITO, M.J.; CAPPELLE, M.C.A. O sentido do trabalho para pessoas com deficiência. RAM REV. ADM. MACKENZIE, v. 14, n. 2, São Paulo, 2013.

LOBATO, B.C. Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: implicações da lei de cotas. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)- São Carlos: Universidade de São Carlos, 2009.

MERRIAM, S.B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. 406 p.

NEVES, J.L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, v. 1, n.3, 2º sem., 1996.

OLIVEIRA, L.H.; SILVA, P.M.B.; PALAZI, E.J. Inserção de portadores de deficiências nas empresas: um estudo exploratório em Minas Gerais. SEMEAD – FEA/USP, 2007.

RIBEIRO, M.A.; CARNEIRO, R. A inclusão indesejada: as empresas brasileiras face à lei de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Organização e Sociedade, v.16, n.50, p. 545-564, 2009.

RODRIGUES, L.C. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)- Campinas, UNICAMP: 2011.

SASSAKI, R.K. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. ano I, n. 1, p. 19-23, out., 2005.

SOUZA, D.A.; LUCENA, E.D.M.; FAJAN, F.D.; NABARRO, C.B.M.; OLIVEIRA, M. A.M. Gestão de pessoas com deficiência: A empregabilidade de PcD no Brasil. In: Anais… XIV Seget. 2017. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/12425107.pdf>

TANAKA, E.D.O.; RODRIGUES, R.R.J. Em busca de novas expectativas de trabalho para o portador de deficiência mental. In: MARQUEZINE, M.C. et al. (Orgs.) Inclusão. Londrina: Eduel, 2003, p. 323-330.

TANAKA, E.D.O.; MANZINI, E.J. O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência? In: Concepções sobre o trabalho da pessoa com deficiência: relato de pesquisa. 2005. p. 273-294.

TETTE, R.P.G. Inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: relações entre significado do trabalho e percepção de suporte social e organizacional. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São João Del-Rei. Departamento de Psicologia, 2013.

TOLDRÁ, R.C. Inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência: contribuição para a transformação social. In: A. P. Simonelli & D. S. Rodrigues (Orgs.). Saúde e trabalho em debate. Velhas questões novas perspectivas (55-70). Brasília: Paralelo 15, 2013.

VIOLANTE, R.R.; LEITE, L.P. A empregabilidade das pessoas com deficiência: uma análise da inclusão social no mercado de trabalho do município de Bauru, SP. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 14, n. 1, pp. 73-91, 2011.

WERNECK-SOUZA, J.; FERREIRA, M.C.; SOARES, K.J. Panorama da Produção Brasileira sobre Inserção de Pessoas com Deficiência no Trabalho: Desafios à Efetiva Inclusão. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 13, .1, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Visentini, S., Schaurich dos Santos, A., & Machado Laurini, M. (2021). Contratação garante Inclusão? Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(19), 128–150. https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.498

Edição

Seção

Administração