A política de democratização da comunicação Brasil e os contornos sobre o papel das novas mídias na difusão da informação e na consolidação da democracia

Autores

  • Bruno Mello Correa de Barros Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Santana do Livramento https://orcid.org/0000-0003-3250-015X
  • Matheus Boniatti Feksa Faculdade Metodista Centenário - FMC

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.499

Palavras-chave:

Comunicação, Democratização, Mídias, Regulação.

Resumo

Este ensaio tem como escopo trabalhar a cerca da problematização envolvendo a democratização dos meios de comunicação no Brasil. Neste contexto cumpre referenciar acerca do processo histórico da concentração midiática no país, bem como os entraves e interesses, agenda política e demais atores sociais que permeiam tal seara. Por sua vez, desenvolve-se um olhar para os dispositivos constitucionais que regulam a matéria na Constituição Federal de 1988, assim como a necessidade de um marco regulatório para as comunicações, de modo a contemplar a reivindicação da sociedade civil organizada, instituições e movimentos sociais em prol de um lócus público de comunicação plural, democrática, onde seja possível a visualização da cultura de forma heterogênea e descentralizada, fora do eixo dos grandes centros de poder político e econômico. Diante desse contexto, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, e os métodos de procedimento histórico e comparativo, consubstanciado com a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Em sede de conclusão, verificou-se que a democratização da mídia ainda é luta a ser perseguida, tendo em vista a precária regulamentação do tema, e necessidade de marcos regulatórios específicos que propiciem a atuação de novas fontes no cenário da comunicação, potencializando o caráter plural e democrático.

Biografia do Autor

Bruno Mello Correa de Barros, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Santana do Livramento

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), atual Universidade Franciscana (UFN). Professor substituto do Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento, edital nº 239/2020, ministrando as seguintes disciplinas: Direito Digital; Direito Processual do Trabalho; Teoria Geral, Política e Transconstitucionalismo; Direito Financeira e Finanças Públicas. Professor Formador I (orientador de TCC) no Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em História, Ciências Ensino e Sociedade, da Universidade Federal do ABC, Edital UAB-NETEL, nº 11/2020, sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES.

Matheus Boniatti Feksa, Faculdade Metodista Centenário - FMC

Acadêmico do Curso de Direito da Faculdade Metodista Centenário - FMC.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Barros, B. M. C. de, & Feksa, M. B. (2021). A política de democratização da comunicação Brasil e os contornos sobre o papel das novas mídias na difusão da informação e na consolidação da democracia. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(19), 33–55. https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.499

Edição

Seção

Direito