Análise sobre a motivação de produtores rurais para o exercício da atividade agrícola na Região Central do Rio Grande do Sul

Larissa Buligon Brondani, Mario Fernando Mello

Resumo


Hoje a atividade agrícola no Brasil é um dos pilares da economia, sendo que grande parte da responsabilidade se atribui à cultura da soja, que passa por grandes desenvolvimentos ao longo dos anos, em favor do crescimento e fortalecimento da economia brasileira, além da geração de renda e sustento para diversas famílias. No Rio Grande do Sul, encontram-se desde pequenos, médios a grandes agricultores, e nem todos possuem o conhecimento necessário para entender como podem ganhar mais vantagem competitiva com seu produto. Por essa razão, os objetivos deste estudo são: identificar e analisar quais são os aspectos que motivam os produtores e se eles possuem controle sobre todos os custos que envolvem uma safra, mostrando as vantagens que se tem ao mensurar os custos e, dessa forma, possuir as informações necessárias para as tomadas de decisão. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de um questionário aplicado com agricultores da Quarta Colônia, região central do Rio Grande do Sul. Como principais resultados, ficou evidenciado que o amor pela atividade agrícola, a realização profissional e a busca de lucro com a atividade, são fatores relevantes para a permanência no campo. 


Palavras-chave


Produtores rurais; Motivação; Custos.

Texto completo:

PDF

Referências


BERGAMINI, Cecília Witaker. Motivação nas organizações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CÂMARA, Erlon Campelo; ANDALÉCIO, Aleixina M. L. Características empreendedoras: um estudo de caso com farmacêuticos utilizando o modelo de McClelland. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 64-77, set/dez. 2012. Disponível em: http://www.regepe.org.br/regepe/article/view/32/32. Acesso em: 13 out. 2019.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO, CONAB. Acompanhamento safra brasileira de grãos. Brasília 2019. Acesso em: 29 mai. 2019.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 3º ed. São Paulo: Atlas, 2005

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INSTITUTO AGRO. Excelência no agronegócio. Custo de produção agrícola. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2019.

MAHER, Michael. Contabilidade de custos: criando valor para a administração. 1. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2001.

MELLO, Mario Fernando de. Atributos influenciadores na tomada de decisão para a compra de máquinas agrícolas. Tese de doutorado - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, 2019.

MENEGHETTI, Antonio. Business Intuition. Tradução e organização FOIL – São Paulo: Foil, 2007.

MENEGHETTI, Antonio. Psicologia do líder. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, Antonio. Projeto Homem. 3ª ed. Recanto Maestro/RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, Antonio. Psicologia Empresarial. Tradução e revisão FOIL. São Paulo, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Os jovens e a ética ôntica/Antonio Meneghetti; tradução Ontopsicológica Editora Universitária. - Recanto Maestro - São João do Polêsine - RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

NIELSEN, Flávia Angeli Ghisi; OLIVO, Rodolfo Leandro Faria.; MORILHAS, Leandro José. Guia prático para elaboração de monografias, dissertações e teses em administração. São Paulo: Editora Saraiva Educação, 2018.

RIBAS, Raul. A motivação empreendedora e as teorias clássicas da motivação. Caderno de Administração. v.5 n.1, PUC/SP, 2011. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/caadm/article/view/7781>. Acesso em: 13 out. 2019.

RAMOS, Paulo RAMOS; Magda Maria; BUSNELLO, Saul José. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2003. Disponível em: . Acesso em: 26 mai. 2019.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SANTOS, Gilberto José dos; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de custos na agropecuária. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SCHERMERHORN, JR; et al. Fundamentos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Bookman, 2007.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n19.500

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.