O papel do líder na construção de uma cultura organizacional
The role of the leader in the building of an organizational culture

João Carlos Leonardi, Josiane Beatriz Piccin Barbieri

Resumo


O tema do presente artigo consiste em estudar o papel do Líder na construção de uma Cultura Organizacional que seja funcional ao escopo econômico da organização. O objetivo da pesquisa é determinar de que forma o Líder pode construir uma Cultura Organizacional que fortaleça a identidade e propicie aos seus membros oportunidade de crescimento. O método utilizado foi o indutivo por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado da pesquisa concluiu-se que o uso das 15 fenomenologias do Em Si ôntico como valores instrumentais que direcionam e dirigem as ações, produz identidade e evolução ao Líder e à Cultura Organizacional construída por ele.


Palavras-chave


Líder. Cultura Organizacional. Características do Em Si ôntico. Identidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARBIERI, Josiane. A Empresa como Contradição do Líder: Ensaio Teórico para um Novo Modelo de Gestão Empresarial. Nuova Ontopsicologia, Roma, p. 36-40, 1988.

BECK, Ulrich. ¿Qué es la Globalización?: Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós, 2008.

BERNABEI, Pamela. Intuição e Racionalidade. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.

CHIKOTA, Horácio. O Líder, o Miricismo Cotidiano, a Vantagem e a Auto-Sabotagem. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.

DESCARTES, René. Discurso do Método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas, 2013.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (Coords.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012.

FROVOLA, Tatyana. Intuição na tomada de uma decisão de business. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.

FUSCO, Giuseppe. O corpo como radar de conhecimento: um instrumento para o business. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuiton. São Paulo: FOIL, 2007.

HOFSTEDE, Geert. The Hofstede Centre. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2014.

KALYUGA, Vladimir. Cultura Corporativa. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAZI, Marina de. Cultura e Mudança Organizacional: estudo de caso em uma empresa brasileira de grande porte. 2013. 64 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo. 2013.

MENEGHETTI, Antonio. A Capacidade do Líder. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013a.

MENEGHETTI, Antonio. A Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2008.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2012a.

MENEGHETTI, Antonio. Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora, 2004.

MENEGHETTI, Antonio. Genôma Ôntico. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Identidade Utilitarista-Funcional do Business. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013b.

MENEGHETTI, Antonio. Imagem e Inconsciente. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2012b.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. O Critério Ético do Humano. Porto Alegre: Ontopsicologica, 2002.

MENEGHETTI, Antonio. O Escopo Econômico da Empresa. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013c.

MENEGHETTI, Antonio. Personalidade Empresarial. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013d.

MENEGHETTI, Antonio. Up-stream analysis e Ontopsicologia. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013e.

MENEGHETTI, Antonio. Velhos hábitos que persistem no empreendedor. In:______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013f.

OLIVEIRA, Marco. A Face Oculta da Empresa: como decifrar a cultura corporativa. Rio de Janeiro: Senac, 2009.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 11. ed. Florianópolis: Conceito; Millenium, 2008.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia pagã antiga. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1.

ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi et al. The organizational culture of a Brazilian public hospital. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.48, n.2, p. 308-314, 2014.

RUSSO, Giuseppe Maria. Diagnóstico da Cultura Organizacional: o impacto dos valores organizacionais no desempenho das terceirizações. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Dedix,

SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2014v4n5.53

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.